Marujo Beach Bar: uma das casas do Roteiro Gastronômico do Jardim das Indústrias com decoração temática

Eventos cervejeiros: não faltou espaço para boa conversa, regada à cerveja de qualidade. 2017 foi o ano dos eventos de cervejas artesanais: teve o “Carnabeer Fest” (1ª Matinê Cervejeira em Taubaté), o Festival da Cerveja Artesanal no Palácio Sunset, em São José, e em Santo Antonio do Pinhal – que ainda planeja uma Rota da Cerveja na Serra. Isso sem falar das diversas edições do “Portas Abertas” da Three Lions e o do “Cervejada na Praça”, que fechou o ano em grande estilo em Taubaté. Quem venham os eventos de 2018!

Produtores regionais: o produtor local ganhou espaço com iniciativas como o “Redenção Sabor e Arte”, que resgata a tradição da comida caipira, e o “Sabores da Mantiqueira” que é realizado por professores do Senac Campos do Jordão e garimpa iguarias na Serra. Feiras de produtores dentro do próprio Senac e da Univap, em São José, também merecem destaque. E teve festa de debutante: 15 anos do “Festival da Alcachofra” no Donna Pinha, criado pela chef Anouk. O evento estimula a produção da flor, atrai turistas do Brasil todo e, assim, movimenta a economia em Santo Antonio do Pinhal e região.

Comida saudável & Polêmica: falamos da tendência vegana e da alimentação saudável em diversas matérias. Uma delas pautada na polêmica envolvendo Rita Lobo que criticou o exagero às restrições alimentares. O post no Twitter dizia: “ ‘Pq vc ñ ensina maionese com óleo de coco e iogurte, em vez d gema e óleo?’ 1) pq ñ é maionese; 2) trate seu distúrbio alimentar.” A rede foi abaixo.

Tendências gastronômicas: o que não faltou foi empresário antenado em 2017: teve lançamento dos gelatos salgados da Mio Sogno di Gelato e da linha Dry Aged (carne maturada a seco) do Dom da Carne. Os pães artesanais, de fermentação natural, também ganharam espaço nos fornos. O lámen, que foi destaque na mídia nacional, ganhou uma receita especial no Sane Sushi, no Jardim das Indústrias, em São José.

Chegou pra ficar: Fomos conhecer bares e restaurantes novos na região. O aconchegante Marujo Beach Bar e o descolado London’s Eye Gastrobar, no Jardim das Indústrias, em São José; o SP 50 Casa Cervejeira e o Mercado São Bento, em Campos do Jordão; o Auá Gastronomia, também em São José, apostando na culinária brasileira. Mais recentemente, chegou à cidade o Oahu Pokeshop, que trouxe os tradicionais pokes e a tendência da culinária havaina para a cidade.

De casa nova: duas casas tradicionais de São José dos Campos ganharam novo endereço. A Marinella Doceria deixou a Avenida Nove de Julho e foi para a Avenida Barão do Rio Branco, no Jardim Esplanada. Já a Troina Pizza Gourmet saiu do Aquarius e agora funciona na Avenida Irerê, no Alphaville.

Iniciativa do Ano: Por fim, vale destacar a criação do Roteiro Gastronômico Jardim das Indústrias, em São José, que reúne 13 estabelecimentos do bairro para fortalecer a região como um pólo gastronômico. A iniciativa mostra que a concorrência pode ser saudável e ajudar todo mundo a crescer, como tem acontecido por lá. Que o projeto sirva de exemplo pra todos nós. Mais união e muita força em 2018!

Compartilhar
Post AnteriorCamarão na Moranga na Ceia!
Próximo PostO frescor do Sebastian Brut
Jornalista, apaixonado por gastronomia e ainda mais por comer! Idealizador do Degusta Vale e editor do portal.

Deixe uma Resposta

19 − seis =