Um caldo saboroso, o macarrão com a textura correta, um pedaço de carne de porco e outro de peixe, vegetais, ovo cozido e, pra finalizar, bastante cebolinha picada. Sabe de qual prato estou falando? Do lámen!

Ele foi uma das grandes estrelas do cardápio de restaurantes japoneses esse ano, teve grande espaço na mídia, foi tema de prova no MasterChef, mas o que talvez você não saiba é que a receita surgiu na China e se popularizou no Japão após a Segunda Guerra Mundial, já que era um prato nutritivo e, acima de tudo, barato.

E um dos grandes desafios de servir um bom lámen está justamente no preparo do caldo (cada chef ou cozinheiro tem os seus segredos) e da massa, que precisa ser mais elástica, como aqueles macarrões instantâneos.

Focado em resgatar um pouco da culinária tradicional japonesa na cozinha do Sane Suhi, em São Jose dos Campos,  o sushiman Denis Sanefuji foi atrás de um dos maiores chefs brasileiros na cozinha oriental, Ricardo Judeck, que trabalha no Japão há 25 anos.

O objetivo de Denis era aprender com Judeck, em um curso realizado em outubro desse ano, os segredos de um lámen perfeito.

“Pesquisei muito e não encontrava uma receita de macarrão na qual a massa ficasse mais elástica, como deve ser, então, fui desmistificar a receita com o Ricardo. Um bom lámen precisa agradar o paladar, ser gostoso. Isso que busco na minha receita”, conta Sanefuji.

O sushiman do Sane Sushi, Denis Sanefuji
O sushiman do Sane Sushi, Denis Sanefuji

No preparo do sushiman, o caldo é feito com uma base legumes e ossos de galinha e de porco. Além disso, ele conta que busca em sua receita o reforço do “umami”, para que o cliente fique com aquela sensação prolongada na boca de uma comida saborosa.

 A convite da casa, tive a oportunidade de provar a receita e, de fato, é muito gostosa. Nutritiva e, ao mesmo tempo, leve. Como uma comida caseira bem feita.

“Apesar de focar na receita mais tradicional, sempre coloco a minha experiência e a minha visão em cada prato que preparo aqui no Sane. E isso aprendi também com meus avos que são japoneses e migraram para o Brasil. Quando eles chegaram aqui, muita coisa que eles utilizavam em receitas não estavam disponíveis, então os ingredientes tiveram que ser adaptados”, conta o sushiman.

O Sane Suhi. Denis Sanefuji comanda a cozinha do Sane há quase dez anos. A casa foi fundada em julho 2008 e funcionava apenas com o delivery. A pedido dos clientes, hoje possui um pequeno salão no Jardim das Indústrias, onde também atende o publico. No cardápio, alem do lámen, o cliente encontra outros pratos tradicionais e combinados de sushis.

Serviço
Sane Sushi

Avenida Dr. João Baptista Soares Queiroz Júnior, 1600 (Av. Ferradura)

Tel:  (12) 3931-5040

https://www.facebook.com/pg/SaneSushi

Deixe uma Resposta

três × um =