Three Lions lança cerveja defumada inspirada nas rauchbiers da região de Bamberg na Alemanha. Foto: Divulgação

As cervejas artesanais estão conquistando cada vez mais espaço na região e esta é uma notícia que merece ser comemorada. Se você é um cervejeiro de carteirinha ou está interessado em saber mais sobre este universo, reserve algumas horinhas do seu próximo sábado, dia 08, para conferir o portas abertas da Three Lions, em São José dos Campos.

Podemos listar aqui alguns motivos que valem a presença e o primeiro deles é que a microcervejaria organizou um evento especial de Páscoa. Uma das cervejas da casa, a Imperial Stout, que é escura, com cacau e malte torrado na composição, envelhecida em chips de carvalho americano, ganhou três releituras que serão apresentadas no sábado.

“A primeira versão, com cacau, será harmonizada com morango, uva verde e framboesa. A segunda, que leva café, será apresentada com casca de laranja cristalizada. Já a com framboesa será servida com brownie”, contou Marcelo Portela, 27, cervejeiro responsável pela Three Lions.

Bem, o segundo motivo que deve ser considerado por você, caro leitor, é que o portas abertas tem uma proposta interessante. Segundo o sócio-proprietário, o evento que já é realizado há mais de um ano nasceu para disseminar a cultura das cervejas especiais, valorizar e divulgar um produto que é da nossa região e ainda proporcionar uma experiência diferenciada aos consumidores.

“Muitos não sabem como funciona uma cervejaria. Além disso, é um evento diferente de tudo que é realizado na cidade e não cobramos a entrada. As pessoas vêm, rola banda, comida e cerveja boa, elas passam uma tarde legal e saem satisfeitas”, contou Marcelo.

O terceiro e, certamente, principal motivo para visitar a Three Lions é a qualidade da cerveja. Hoje são quatro rótulos em garrafas – Session Ale, IPA, American Pale Ale e Irish Red Ale – além de mais nove variações de chope que até o final do ano também devem ser engarrafadas. “A ideia é todo ano lançar novos rótulos, seguindo as tendências do mercado”, disse Marcelo, ao revelar o volume de produção da cervejaria.

“Compramos dois novos tanques neste ano. Estamos com uma média de produção de 6.000 litros por mês. Nosso maior ponto de venda é São José, mas as nossas cervejas podem ser encontradas em Taubaté, Jacareí, Campos do Jordão, Ubatuba e em breve também pretendemos vender em São Paulo com bastante força.”

Cervejaria-Three-Lions

Trajetória. A relação de Marcelo com as cervejas artesanais começou despretensiosamente, quando por influência de um professor de inglês decidiu fazer cerveja por curiosidade em casa. O experimento deu certo, as pesquisas se intensificaram e o resultado foi aprovado. Foi, então, que surgiu a oportunidade de investir na microcervejaria.

“A Three Lions surgiu em 2010 e foi fundada por um inglês. Em 2014, eu e meu pai, Wesller Portela, compramos a parte dele e a cervejaria ressurgiu. Ela tinha outro propósito e não era conhecida. Mantivemos o nome, por acreditar ser forte e legal, mudamos a logomarca e também todas as cervejas que eram produzidas aqui”, explicou Marcelo.

Desde então, ao lado do pai, o mestre-cervejeiro tem arregaçado as mangas para colocar tantos projetos em prática. Para este ano, além da ampliação da fábrica também está nos planos lançar rótulos em garrafas long neck, iniciativa que para os sócios deve democratizar o produto da Three Lions e apresentar a cerveja para novos consumidores.

“Queremos mudar a cervejaria para um espaço mais amplo. Isso permitirá atender melhor o nosso público, além de melhorar a estrutura de fabricação. Também pretendemos ter cervejas envelhecidas em barris de madeira, algo que está em alta e enriquece muito a cerveja.”

IMG_2038[1]

A Three Lions fica na rua Moxotó, n°46, Chácaras Reunidas, em São José dos Campos. Telefone: (12) 3207-6829. O evento Portas Abertas será realizado no sábado, das 12h às 18h. Grátis.

Deixe uma Resposta

dez − oito =