Receitas típicas da roça, hábitos caipiras e trabalhos artesanais comuns no campo são os destaques da segunda edição do Redenção Sabor e Arte que acontece nesse final de semana, dias 11 e 12 de novembro, na Escola Estadual Coronel Queiroz, em Redenção da Serra.

O evento é organizado pelo Instituto Cultural Paiolinho e tem como objetivo desenvolver a economia criativa e promover o desenvolvimento social da cidade por meio do turismo gastronômico.

Dados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo mostram que Redenção da Serra está entre as cidades com menor IPRS (Índice Paulista de Responsabilidade Social). A estatística foi criada com base no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Programa das Nações Unidas. Daí a importância do evento, segundo os organizadores.

“A gastronomia e o artesanato é o que o nosso povo sabe fazer de melhor e com eles conseguimos trabalhar a economia criativa. Valorizar esses produtos foi o meio que encontramos de gerar renda para essas famílias e movimentar a economia da cidade”, afirma Ana Néri do Carmo de Faria, presidente do Instituto Paiolinho.

O Redenção Sabor e Arte vai reunir mais de 10 barracas de alimentação com pratos já populares na culinária caipira, como o torresmo e o arroz com suã (carne de porco). Um dos destaques, no entanto, fica por conta do “bolinho de tilápia”.

Na primeira edição do evento, o bolinho de peixe teve mais de sete mil unidades vendidas. A receita é sucesso, inclusive, em eventos realizados em outras cidades da região e até fora dela.

Arroz com suã é uma das opções servidas no evento - Fotos: Divulgação
Arroz com suã é uma das opções servidas no evento – Fotos: Divulgação

Outra receita que já provei e vale muito experimentar é a linguiça defumada caseira produzida por um dos próprios participantes. Segundo João Faria, um dos organizadores do evento, tem ainda um prato raro de “almôndega caipira”, chamado “armona”, cuja receita tem mais de 100 anos e é passada entre os membros de uma família da cidade há pelo menos três gerações.

Para quem ficou curioso sobre o modo de preparo desse último prato, a “almôndega caipira” leva carne de porco, carne de vaca e toucinho como ingredientes.

No local ainda estarão à venda paçoca, rapadura, mel, “taiada”, temperos e outros itens de produtores rurais da cidade. Além das barracas de comidas, como o próprio nome do evento sugere, também estarão presentes na festa artesãos da cidade, com artesanatos feitos com palha e os tachos e alambiques de cobre.

“O objetivo é que cada vez mais o produtor rural que fica no campo, nas regiões mais distantes da cidade, se envolva e participe desse evento, fornecendo seus produtos para a feira e, assim, nossa produção ganhe cada vez mais espaço”, afirma Ana Néri.

Então, está aí uma oportunidade e tanto pra gente valorizar a gastronomia e a cultura regional.

Serviço

Redenção Sabor e Arte

Dia 11, das 10h às 23h; dia 12, das 10h às 18h

Na Escola Estadual Coronel Queiroz

Avenida Sete de Setembro, 251, Redenção da Serra

Compartilhar
Post AnteriorUm ano de Local Market Colinas
Próximo PostFeira Gastronômica Regional
Jornalista, apaixonado por gastronomia e ainda mais por comer! Idealizador do Degusta Vale e editor do portal.

Deixe uma Resposta

16 − 4 =