Voltando do trabalho para a casa, passando diariamente pela rua Madre Paula, no bairro Vila Ema, em São José dos Campos, percebi nos últimos meses a construção de um prédio e comecei a arriscar palpites sobre a função dele.

Os tapumes foram retirados há cerca de dois meses e revelaram a fachada moderna do projeto ali instalado: o Auá Gastronomia, um restaurante com ares sofisticados e que deveria entrar para a lista dos mais caros da cidade. Foi, ao menos, a impressão que tive do lado de fora. Estava enganado!

Na última semana, fui conhecer a casa do chef e empresário Gabriel Spaziani, que depois de viver experiências na Austrália, passar por Belo Horizonte e São Paulo, onde trabalhou com chefs renomados, decidiu investir no próprio negócio. Leia mais sobre o chef aqui no À La Carte.

A casa é, sim, sofisticada – o projeto é assinado pelo respeitado arquiteto Olegário de Sá – mas o menu tem um preço justo pelo serviço que o restaurante oferece.

Ambiente sofisticado e aconchegante, projeto do arquiteto Olegário de Sá. Foto: Thiago Araujo
Ambiente sofisticado e aconchegante, projeto do arquiteto Olegário de Sá. Foto: Thiago Araujo

No almoço, o Auá – que significa “gente” em tupi-guarani – trabalha com bufê por quilo e, à noite, o serviço é à la carte. A cozinha homenageia a gastronomia brasileira e os pratos do chef Gabriel valorizam ingredientes típicos de diversas regiões do país, reforçando a sua diversidade e versatilidade. O cardápio é bem variado, confesso que tive dificuldades para escolher.

Da entrada, dois pratos merecem destaque: os camarões empanados com coco, que acompanham uma geleia com pimenta, doce e picante, perfeita para a harmonização; e o palmito com queijo coalho e melaço de cana-de-açúcar.

Também são boas pedidas, entre as opções de “Belisquetes”, os dadinhos de tapioca (servidos em cima de crispes de alho poró — o que achei fantástico, tanto para apresentação quanto no sabor — e os bolinhos de ragu, perfeitos para harmonizar com as caipirinhas.

Aliás, experimentei dois drinques que achei bem bons – e repetiria as doses: a Guga (com cachaça, uva e alecrim) e a Tim Maia (com cachaça, limão, lima-da-pérsia e manjericão). Tem outras combinações curiosas e inusitadas – com banana, por exemplo –,  todas com nomes que homenageiam personalidades brasileiras.

De volta às comidinhas, como exagerei nos “Belisquetes”, resolvi comer um risoto Nordestino, com carne seca e abóbora. A apresentação é linda e o prato muito saboroso. O menu ainda tem opções de carnes, peixes, massas… não faltam boas opções.

Ambiente. Sem dúvida, o Auá é uma dessas casas que a gente pode passar horas comendo, bebendo e conversando, sem aquela pressa de ir embora. A ideia é justamente associar o restaurante ao conceito de entretenimento, e o ambiente ajuda muito nesse sentido. Para ter ideia, nosso jantar durou mais de três horas, e nem vimos a hora passar.

O projeto de Olegário de Sá faz referência às diversas regiões do Brasil e cada detalhes da decoração ajuda a enriquecer o contato com o que há de mais marcante no nosso país, do verde abundante e refrescante da Amazônia ao amarelo árido dos sertões.

Além do salão principal do restaurante, o Auá conta com um salão para festas e eventos e um mezanino bem aconchegante que também pode receber eventos menores. Seja lá qual for a sua proposta, a experiência deve ser das mais agradáveis possíveis.

Auá Gastronomia

Rua Madre Paula de São José, 318, Vila Ema – São José dos Campos

Telefone: (12) 3942-1197

www.facebook.com/AuaGastronomia

Deixe uma Resposta

20 − 2 =