Thyana: produtor de orgânicos

Dentre as reflexões que permeiam os ideais de alimentação dos nossos dias, uma das mais importantes é a avaliação dos riscos que a industrialização trouxe para nossa saúde e vida, tanto no sentido de que não sabemos a origem do que estamos consumindo, quanto no sentido da adulteração dos ingredientes componentes dos produtos comercializados.

Em oposição a esse tipo de alimentação, os alimentos orgânicos vêm ganhando a preferência de um número cada vez maior de consumidores. É incontestável os benefícios que a agricultura orgânica traz, em termos de saudabilidade dos alimentos, equilíbrio com a natureza e respeito às questões sociais. Grande parte da produção orgânica está associada à agricultura familiar, trazendo novas possibilidades para micro e pequenos produtores rurais.

Pudemos observar essa realidade em uma de nossas expedições ao município de Gonçalves – MG. Visitamos a produção do Sítio Santo Canto, onde os sócios Ocid e Jack cultivam mudas de verduras e legumes com certificação orgânica e que serão replantadas por outros produtores da região.

As sementes são adquiridas através dos Orgânicos da Mantiqueira e são plantadas em sincronia com o planejamento de cultivo de cada produtor, tendo em vista as suas especialidades, características de terreno e demandas de mercado. Sementes de diversos tipos de alface, almeirão, brócolis, chicória, rúcula e outras variedades são plantadas em bandejas e ficam em média 25 dias em estufa antes de serem repassadas para os produtores para o plantio em terrenos previamente preparados, de acordo com cronograma comum.

Um dos lugares onde essas mudas são transplantadas é o sítio do Thyana, que fica no bairro Dona Luciana.Tão rico quanto conhecer as técnicas de manejo, é perceber como o estilo de vida dele ainda está totalmente associado à rotina rural. Essa rotina se inicia com a caminhada diária que faz, morro acima e morro abaixo, de sua casa até o seu sítio. Nessa caminhada, ele tem como meta, encontrar ao menos uma pessoa para dar aquele “bom dia!”; exercitando a cordialidade que ainda sobrevive fora dos grandes centros.

Algo que chama atenção no sítio do Thyana, especializado em olericultura (cultivo de hortaliças), é a integração e equilíbrio com a natureza.Todo o processo é marcado pelo respeito ao meio ambiente, buscando métodos naturais de plantio, adubação e coexistência às peculiaridades do bioma. Muitas árvores frutíferas compõe o entorno da plantação, entretanto, os seus frutos se destinam a suprir a necessidade dos animais silvestres que ali habitam, como pássaros, jacus e javalis.

Embora a alimentação orgânica seja consumida atualmente por uma pequena parcela da população, movimentos e feiras estão ampliando esse mercado que precisa ser ainda mais difundido e valorizado. Devemos esse grande avanço a esses pequenos produtores orgânicos que trabalham e lutam pela preservação da natureza e por uma alimentação mais saudável para as pessoas.

Visite o Sítio Santo Canto (de Gonçalves Estrada para Distrito do Costas km 2,5) e o Sítio do Thyana (Bairro Dona Luciana)

Deixe uma Resposta

dezenove − seis =