Gabriel Spaziani comanda a cozinha do Auá. Fotos: Thiago Araujo

Depois de uma temporada fora de São José, o bom filho Gabriel Spaziani está retornando à casa para apresentar um projeto lindíssimo: o Auá Gastronomia, seu recém-inaugurado restaurante que homenageia a cozinha brasileira em região nobre da cidade, a charmosa Vila Ema.

Em tupi-guarani “Auá” quer dizer “gente”, palavra que além de representar a essência do Brasil, também sintetiza muito bem o que foi a experiência do empresário nos últimos anos. Entre andanças e encontros, ele se descobriu um cozinheiro de mão cheia, trilhou uma trajetória de sucesso passando por premiadas cozinhas, como a do Skye, localizado no Hotel Unique, em São Paulo, e agora está preparado para impulsionar o mercado gastronômico da região.

“Quando saí de São José tinha acabado de fechar aquela balada QI 180 e eu fiquei desacreditado. Mais de 10 anos depois voltei, percebi que o cenário estava diferente e decidi investir. Ainda assim, sinto que precisamos nos esforçar principalmente quando o assunto é entretenimento, unindo donos de bares e restaurantes para fortalecer este cenário”, disse.

Trajetória. Resumidamente, Gabriel se mudou com a família para Belo Horizonte quando tinha 17 anos. Trabalhar com o pai, um executivo do setor de supermercados, que tinha acabado de ser transferido, não deu muito certo. Foi, então, que o jovem, decidido a comprovar que era capaz de se virar sozinho, começou a lavar pratos em um restaurante da capital mineira.

Durante um ano e meio na função, Gabriel conheceu de perto todos procedimentos da casa. A vontade de se profissionalizar fez com que ele embarcasse para a Austrália, onde fez alguns cursos de gastronomia e administração.  Anos depois, de volta ao Brasil, seguiu para o Amado, em Salvador, experiência que o fez vir para São Paulo estudar mais sobre gastronomia.

“Quando cheguei em São Paulo fui trabalhar no Clos de Tapas (hoje a casa chama-se somente Clos), passei pelo Kinoshita e comecei a me integrar no Grupo da Mandioca, encabeçado pelo Ricardo Maranhão, um dos maiores estudiosos de comida brasileira. Tive o prazer de trabalhar com ele que me abriu esses leques de comida brasileira”, contou o chef.

A vida na capital paulistana proporcionou para Gabriel muitos encontros bacanas como, por exemplo, com o estrelado sushiman Jun Sakamoto, amigo que teve um papel fundamental na carreira do empresário. “Ele me incentivou a entrar no Unique. Saindo de lá, dei consultoria em um restaurante que não estava indo bem na Faria Lima. Fizemos um trabalho legal e fui pago com 10% do restaurante que, posteriormente, vendi de volta. Fiquei com dinheiro para abrir algo, mas como sofri um sequestro relâmpago, decidi que não queria mais ficar em São Paulo.”

A casa. Não é exagero dizer que o Auá tem uma arquitetura deslumbrante. O projeto, assinado pelo renomado Olegário de Sá, é sofisticado, moderno e cumpre bem a sua missão de fazer com que os clientes se sintam fora de São José, privilegiando a diversidade brasileira. Tanto que o restaurante foi projetado com parede dupla e vidros bem espessos, para evitar que qualquer ruído da rua Madre Paula atrapalhe a experiência dos clientes.

20170525-degustavale_aua-0018Fã de comida nordestina, whisky e cachaça – esta última paixão escancarada no Auá com garrafas que estão espalhadas em nichos por todo o ambiente -, Gabriel assina todas as criações do cardápio que levam ingredientes como castanha, banana da terra, caju, tilápia e por aí vai.

Durante o almoço, a casa segue mais ou menos a linha do paulistano Ráscal, que mistura o tradicional e o sofisticado, dando ao cliente a possibilidade de combinar aquilo que deseja comer. Já à noite, o atendimento é exclusivamente à la carte. “Tentei trazer o mínimo de diferente para entender o limite do joseense. Dentro desse limite, quero fazer ele passar o próprio limite.”

20170525-degustavale_aua-0017

O chef e empresário também acrescentou: “o bonito não é sinônimo de caro. Em São Paulo você vai a restaurantes maravilhosos e paga o preço justo. São José precisa construir uma história nova porque a cidade sempre foi de três ou quatro restaurantes. Neste sentido, os empresários precisam se unir para criar clientela. Nossa proposta é mostrar que aqui é a capital do Vale. É uma cidade que tem potencial para ter casas noturnas e bons lugares para se comer.”

Serviço

O Auá Gastronomia fica na Rua Madre Paula de São José, 318, Vila Ema. Telefone: (12) 3942-1197.

O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 11h30 às 15h e das 19h às 23h45. Aos domingos, o restaurante funciona das 11h30 às 16h.

1 Comentário

Deixe uma Resposta

2 × um =