Creme de abóbora com ragu de carne bovina

A noite já teria valido pelo simples fato de ter conhecido pessoas especiais, como a empresária Isabel Lira, da pousada Bicho do Mato, e André Waack, produtor de cerveja artesanal, ambos de Gonçalves, entre outros com quem compartilhei a mesa. Mas o convite para o jantar “Expedições Gonçalves-MG” me reservaria muito mais.

O evento organizado pelo Senac Campos do Jordão como parte das atividades de formação dos alunos do curso de gastronomia da instituição, propôs ao grupo a criação de um menu com ingredientes encontrados na cidade mineira. A proposta? Reforçar o papel do produtor rural, estimular o consumo de pequenos produtores e, assim, contribuir para a conservação dos fazeres e saberes locais.

Pães produzidos com grãos e fermento da cerveja artesanal Waacks Bier produzida em Gonçalves
Pães produzidos com grãos e fermento da cerveja artesanal Waacks Bier produzida em Gonçalves

O jantar começou com uma breve apresentação do projeto Sabores da Mantiqueira encabeçado pelos professores Vitor Pompeu, Vitor Rabelo e Ricardo Barbosa, que fazem expedições pela região do Rio Sapucaí Mirim garimpando iguarias da culinária regional e que inspirou a atividade dos alunos.

Com serviço impecável, o jantar foi aberto com chutney de banana e refogado de abobrinha servidos com pães produzidos com grãos e fermento reaproveitados do processo de produção da cerveja Waacks Bier, bebida que também foi utilizada na harmonização com o prato principal e a sobremesa.

Para a entrada, pedi creme de abóbora com ragu de carne bovina (a segunda opção era a salada de folhas com cogumelo shiitake e queijo meia cura). Já meu prato principal foi o lombo de porco com geleia de abacaxi e pimenta guarnecido  com tutu de feijão (alternativa à galinhada).

Fechando a noite, a sobremesa era uma releitura do tradicional café com farinha. O leite foi transformado em sorvete, o café, na forma de geleia da Senhora das Especiarias e a farinha de milho artesanal, também de Gonçalves, um crocante que finalizava o prato.

O menu todo estava muito saboroso e bem apresentado, mas a criatividade da sobremesa me fez voltar alguns anos no tempo e sentir de novo o sabor daquele café com leite e farinha de milho que meu avô “Neco” tomava todos os dias, no meio da tarde.

Ainda que apresentado como uma releitura, o doce me fez resgatar um hábito alimentar da minha família, já um pouco esquecido, o que me deixou especialmente emocionado e, claro, muito satisfeito.

Diante dessa experiência e oportunidade, fica aqui o agradecimento ao professor coordenador de gastronomia do Senac Campos do Jordão, Vitor Pompeu, pelo convite, aos alunos que realizaram um jantar à altura de bons e sofisticados restaurantes e à equipe Senac por realizar um trabalho responsável na formação dos alunos, permitindo que eles se engajem com a comunidade.

Para saber mais sobre as expedições, veja os textos do projeto Sabores da Mantiqueira aqui no site.

Deixe uma Resposta

4 × 4 =