Rever o cardápio com regularidade pode impactar na gestão financeira

Podemos considerar 2020 um ano atípico para o setor de alimentação brasileiro, muito em decorrência da pandemia da Covid-19 que estamos enfrentando. Todo o setor de alimentação precisou se adaptar às novas exigências legais propostas pelas esferas públicas municipais, estaduais e federais. Diversos estabelecimentos de alimentos e bebidas (A&B) desenvolveram novos conceitos para seus negócios, adotando estratégias empresariais diferentes daquelas utilizadas anteriormente.

Isso fez com que inovações surgissem em âmbitos não só de serviços, mas também no cardápio, em aspectos operacionais e de marketing. Assim, a inovação surgiu como uma maneira das empresas do setor de alimentação alavancarem vantagem competitiva, atraindo públicos para seus estabelecimentos ainda que por meio digital.

Por outro lado, é importante analisarmos que em um contexto pós-pandemia, as empresas precisarão realizar manutenções nessas estratégias que desenvolveram para o período atual, buscando inovar em outras dimensões, principalmente nas vinculadas ao aspecto sanitário e espacial físico do estabelecimento, devido às exigências do público consumidor que, cada vez mais, buscará se sentir seguro em ambientes de alimentação.

Em complemento, será cada vez mais importante a adoção do marketing digital e social por parte das empresas. Os consumidores têm utilizado aplicativos digitais para realizar pedidos e, em longo prazo, é provável que isso se torne um hábito.

Por fim, rever o cardápio com regularidade poderá impactar significativamente na gestão financeira e organizacional, uma vez que influencia na manutenção de gastos vinculados a mão de obra, além de gastos relativos à produto vendido.

Portanto, inovação é uma ferramenta poderosa e importante para que as empresas do setor de alimentação consigam obter mais ganhos competitivos, fazendo com que se destaquem os consumidores.

Victor Ragazzi Isaac é doutor em administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), mestre em administração pela Universidade Paulista (Unip), administrador, gastrólogo e professor do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão.

Deixe uma Resposta

2 × quatro =