Expedição do Saberes da Mantiqueira ao projeto ZalaZ, em Paraisópolis (MG). Fotos: acervo pessoal/divulgação.

O projeto Saberes da Mantiqueira tem como objetivo reconhecer e valorizar os aspectos culturais, sociais, econômicos e tecnológicos relacionados à gastronomia da Mantiqueira e Vale do Paraíba. O projeto foi desenvolvido pelos professores do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão e conta com a participação dos alunos matriculados no curso Tecnologia em Gastronomia para promover ações educativas e de caráter exploratório pela região por meio de visitas técnicas.

O Saberes da Mantiqueira esteve presente na fazenda Santa Terezinha, localizada em Paraisópolis, no sul de Minas Gerais. A fazenda é reconhecida por suas produções artesanais e rurais que, desde 1915, vem passando de geração para geração os ensinamentos ali aprendidos. O projeto ZalaZ, iniciado em 2015, tem o intuito principal de aproximar as pessoas das atividades realizadas na fazenda, criando assim um vínculo com o consumidor final dos produtos e buscando a valorização e reconhecimento do trabalho exercido.

Uma das principais produções da fazenda é o cultivo do café, que já recebeu diversos prêmios e foi considerado o melhor café do mundo. O cultivo do café da Zalaz abrange diversas técnicas, como a de manejo orgânico, plantação sombreada e agricultura sintrópica. O diferencial do café produzido está no terroir da região, onde as bactérias presentes no solo são responsáveis por ajudar o café a alcançar notas de doçura, acidez e amargor diferentes de outros cafés do mercado.

Programa. Para os visitantes, a Zalaz oferece diversas atividades que podem ser realizadas na fazenda, como a visitação do cafezal, por meio de um trator, acompanhado de uma degustação dos cafés ali cultivados. Também é possível conhecer a fábrica de cerveja que tem como diferencial a utilização dos insumos que são produzidos na própria fazenda para desenvolver os diferentes sabores e rótulos de cervejas. O local também conta com uma proposta nova de restaurante, no qual é utilizado muito do que se produz na fazenda, como ingredientes principais para os pratos, ou ingredientes da região feitos por produtores locais.

Todo o projeto existente na fazenda é um ótimo exemplo de como a produção rural e o meio gastronômico estão interligados, e quando são trabalhados juntos podem gerar incríveis resultados, como do Projeto ZalaZ. Gastronomia está além da cozinha: está em entender a história e cultura que envolve um produto utilizado nas receitas, está em respeitar e valorizar as pessoas envolvidas até o produto final, e está no entendimento sobre a importância das parcerias entre instituições e projetos das comunidades.

*Artigo elaborado pela aluna Luana Aparecida Ribeiro, do projeto de extensão universitária Saberes da Mantiqueira, sob supervisão do professor responsável Daniel Sales, no curso Tecnologia em Gastronomia, do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão.

Deixe uma Resposta

2 × 1 =