Localizada no belíssimo município de Gonçalves, destino com um aspecto cultural único, fica a produção da cerveja Waacks Bier,  que permite descobertas singulares combinando a paixão de seu idealizador às características ambientais e à qualidade do produto elaborado.

Cada lote proporciona delicadas notas de aromas e sabores que fazem desta cerveja uma nova experiência a cada garrafa. André Waack, empreendedor responsável por esta descoberta gustativa e entusiasta do universo desta bebida tão apreciada pelos brasileiros, evidencia em sua jornada cervejeira empenho e dedicação pela melhoria continua.

É possível afirmar que a Waacks Bier busca sua identidade na singularidade de sua origem, sendo fator determinante a sua identificação local e o uso da água com procedência de raiz, insumo de extrema importância no processo produtivo, e que a região privilegiada de Gonçalves dispõe com certa fartura.

André Waack iniciando a brassagem da cerveja
André Waack iniciando a brassagem da cerveja

Também é perceptível o cuidado com cada ingrediente e o trabalho artesanal que se faz necessário para elaborar as diferentes cervejas que a marca Waacks Bier possui em seu portfólio. Portanto, ao acompanhar as etapas de preparação desta cerveja e verificar as ações na metodologia produtiva, fica claro para o apreciador a singularidade dessa cerveja.

Câmara de segunda fermentação para carbonatação
Câmara de segunda fermentação para carbonatação

A responsabilidade com a sustentabilidade é outra preocupação; vivenciada cotidianamente na produção da cerveja, como podemos observar em relação aos vasilhames utilizados, que são reaproveitados a partir de garrafas de espumante usadas, que passam por um processo de tratamento, limpeza e polimento.

Entre as ações com foco no meio ambiente, destacamos também o uso de subprodutos do preparo na elaboração de pães artesanais, patês e até mesmo de ração animal para gado, de forma a reaproveitar a matéria-prima já processada na produção da cerveja.

Por essa preocupação com a biodiversidade e também pelos seus detalhes técnicos e particularidades, a Waacks Bier já possui um grupo de seguidores fieis.André Waack costuma dizer que sua cerveja é alimento: em virtude de ser uma bebida sem filtragem, processada pelo método de fermentação em garrafa, com a carbonatação ocorrendo de forma natural.

Tampas especiais para o processo de envase
Tampas especiais para o processo de envase

A cervejaria, localizada no sítio Dona Maria, no bairro Dona Luciana, em Gonçalves-MG, abre aos finais de semana para visitação, degustação e compra de produtos. Então, não perca esta oportunidade de conhecer uma cerveja diferenciada e de aprender mais sobre o processo em um gostoso bate-papo com o seu proprietário. De quebra, aproveite para pedir a receita dos pães de cerveja.

Veja o vídeo do processo de produção da Waacks Bier:

Mais informações  no site www.waacksbier.com.br

Acompanhe aqui as próximas expedições pelos Sabores da Mantiqueira!

*Ideia central do artigo elaborada pelo professor Gilson Donizeti da Rosa, do Senac São José dos Campos

Deixe uma Resposta

2 × 2 =