Ricardo Felizardo mostra receita feita com ingredientes orgânicos e fresquinhos. Fotos: André Yamamoto/Divulgação

Dias atrás saí do Vale do Paraíba em uma trip gastronômica pelo do sul do país. Aproveitando a rota, fui visitar meus pais que moram no interior do Paraná e como de costume levei meu bloco de anotações e minha maleta de facas.

Entre passeios e afazeres na área rural, me deparei com pequenos produtores da agricultura familiar. Conversamos muito sobre a importância da alimentação em nas nossas vidas e, também, das receitas e costumes locais. E o que despertou a minha curiosidade foi a diversidade de produtos cultivados e consumidos no dia a dia dessas pessoas.

Falamos sobre receitas sem carne e de como elas têm conquistado novos paladares, ainda mais em tempos em que a “carne é fraca”, cara e polêmica. Vale ressaltar que este não é um discurso religioso, vegetariano e muito menos político. É apenas uma sugestão para olharmos com mais atenção para aquilo que temos em abundância no cotidiano.

Sem contar os benefícios que a agricultura nos traz. Basta uma pequena pesquisa para descobrir a infinidade de informações sobre cada produto. Pois bem, falando em receita, pensei primeiro na proteína de soja e resolvi utilizar legumes, verduras, raízes, frutas e temperos. Tudo orgânico e muito fresco. Ou, melhor, colhido na hora!

Essa criação que apresento hoje para vocês também foi inspirada nas comidas que são comercializadas nas ruas do sudeste asiático, nas sopas, caldos e nos currys, em uma versão simples e rápida para os leitores do Degusta Vale.

Bom Apetite e até o próximo rolê!

Mãos à obra: cozido de legumes com curry indiano e leite de coco

_MG_1524

INGREDIENTES
4 colheres (sopa) de óleo de coco
1 berinjela
2 cebolas
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
4 pimentas Cambuci
10 tomates cereja
2 fatias de abacaxi
1 e ½ de proteína de soja media (hidratada)
400 ml de leite de coco
Sal a gosto
Todos os ingredientes cortados em cubos médios
Pasta:
4 dentes de alho
1 talo de capim-santo
2 colheres (sopa) de gengibre picado
½ pimenta dedo de moça sem sementes
½ pimenta habanero sem sementes
2 colheres (sopa) de coentro picado
2 colheres (sopa) de salsinha picada
4 colheres (sopa) de curry em pó
Todos os ingredientes macerados no pilão

MODO DE PREPARO
1 – Em uma panela funda, aqueça o óleo de coco em fogo médio, frite a metade da pasta durante 2 minutos, tomando o cuidado para não queimar. 2 – Refogue a berinjela até amolecer um pouco. Em seguida, coloque a cebola, os pimentões e a pimenta Cambuci. Refogue por aproximadamente mais 5 minutos. 3 – Acrescente a outra metade da pasta e a proteína de soja. Misture e despeje o leite de coco, os tomatinhos e, por último, o abacaxi. 4 – Cozinhe em fogo baixo por mais 5 minutos. 5 – Desligue o fogo. Coloque o suco do limão e o sal a gosto. Misture e sirva imediatamente.

_MG_1333 _MG_1320 _MG_1518

_MG_1451 _MG_1454

Dica: os legumes devem ficar al-dentes e o leite de coco não pode ferver durante o processo de cozimento. Sirva com arroz de Jasmine (Tailandês) ou arroz para culinária japonesa.

Deixe uma Resposta

três × dois =