Chef Bel Coelho participa de conversa sobre agrobiodiversidade no Sesc São José. Foto: Divulgação

No mês em que comemoramos o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), o Sesc São Paulo realiza o “Experimenta!” e nos convida a refletir sobre o que comemos e sobre a relação que o alimento tem com a nossa saúde e a nossa cultura.

Na região, as unidades de Taubaté e São José dos Campos têm programação diversificada com foco na valorização do produtor, dos alimentos agroecológicos e do conhecimento sobre a biodiversidade.

“O que a gente sempre reforça é que na alimentação ‘menos é mais’. Quanto menos processado, menos industrializado, mais você vai ter comida de verdade no seu prato”, afirma a nutricionista e coordenadora do Mesa Brasil, Michely Fortunato, do Sesc São José dos Campos.

A nutricionista conta que no dia a dia dela à frente do Mesa Brasil – que além de distribuir alimentos, também desenvolve ações educativas sobre nutrição para pessoas em situação de pobreza – é fácil perceber o quanto ainda desconhecemos a nossa biodiversidade e não aproveitamos tudo que os ingredientes podem nos oferecer.

“Temos muitas frutas e panc (plantas alimentícias não convencionais) que não são conhecidas. Também vemos muitas cascas e outras partes de alimentos que poderiam ser utilizados indo para o lixo. Além disso, muita gente deixa de comprar um ingrediente, ou porque está amarelando, ou muito maduro. Na verdade, as pessoas ainda não têm consciência do quanto podem aproveitar integralmente cada coisa”, alerta a nutricionista.

Pensando em promover essa consciência, a programação do “Experimenta! – Comida, Saúde e Cultura” está recheada. Alguns destaques da programação do Sesc Taubaté são o “Jantar às cegas: biodiversidade e sabor”, que acontece dia 17, às 19h30, com a equipe do Mato no Prato; e a Expedição para Santo Antônio do Pinhal, com visita a produtores mediada pelo chef Vitor Pompeu, no dia 20, com saída às 9h.

No Sesc São José, dia19, das 6h às 12h, tem Cicloturismo Agroecológico, com visita à produção de agricultura familiar, com Pediverde; e dia 23, às 19h30, uma roda de conversa sobre “Agrobiodiversidade: do campo à mesa”, com a chef Bel Coelho, o biólogo Thiago Coutinho e agricultor Patrick Assumpção.

Confira a programação completa:

Programação Sesc São José dos Campos
Dia 12, da 14h às 15h30 – Intervenção “Doces Versos”, com Cia Clara Rosa
Dia 19, das 6h às 12h – Cicloturismo Agroecológico (visita à produção de agricultura familiar), com Pediverde
De 19 a 23, ter. e qua., das 13h às 19h; sáb. e dom., das 11h às 17h – “Escolhas alimentares: biodiversidade na alimentação”, instalação interativa com Mato no Prato
Dia 19, 15h – “Eu nunca experimentei, mas eu acho que é ruim”, contação de histórias com Cia Clara Rosa
Dia 23, 19h30 – “Agrobiodiversidade: do campo à mesa”, com Bel Coelho, Thiago Coutinho e Patrick Assumpção

Programação Sesc Taubaté
Dia 11, 15h – Oficina de Pudins, com a chef Gabriela Plata
Dia 16, 19h30 – Palestra “Nutrição Comportamental e o Comer Intuitivo”, com a nutricionista Marle Alvarenga
Dia 17, 19h30 – “Jantar às Cegas – Biodiversidade e Sabor”, com equipe do Mato no Prato
Dia 19, das 10h às 17h – Feira de Orgânicos e Agroecológicos, com coletivo Fazedeiras da Serra
Dia 19, 11h – Palestra “Geleia combina com o quê?”, com Regina Araújo, da Geleia Boa
Dia 19, 15h – “Conhecendo o Processo: do cacau à barra de chocolate”, com a chocolatier Adriana Gasparin
Dia 20, 9h – Expedição para Santo Antônio do Pinhal (visita a produtores) com mediação do chef Vitor Pompeu

Deixe uma Resposta

nove + treze =