Ossobuco do Francês com arroz de mostarda e batatinhas assadas no azeite e alecrim e arroz com batatas. Foto: Reginaldo Pupo/Divulgação.

Por Sabores da Praia 

Além de belas praias com águas cristalinas e quilômetros de Mata Atlântica ainda intocáveis, Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, também vem chamando a atenção pela qualidade e variedade de sua gastronomia contemporânea e tipicamente caiçara.

São restaurantes, gastrobares, bistrôs e fornerias para todos os gostos e bolsos. O circuito gastronômico, que antes era restrito ao bairro do Itaguá e à avenida da praia, agora chega até a Vila dos Pescadores. Um reduto bucólico e encantador, por preservar suas características originais. E é na Vila dos Pescadores onde está situado o restaurante Croissant do Francês, que mais se assemelha a um bistrô. O lugar também preservou as características típicas da Vila. Seu ambiente é harmonioso, aconchegante e acolhedor.

E como não se sentir acolhido, quando o próprio chef Patric Pierre Berjeaut recebe os clientes com um abraço apertado, demorado e fraternal e com seu tradicional “Bonjour” (mesmo sendo à tarde ou à noite)? As mesas e cadeiras, pintadas com as cores da bandeira francesa, são feitas de madeiras de construção, deixando o ambiente ainda mais rústico. Aliás, é praticamente impossível definir o ambiente, que remete ao rústico, ao sofisticado e ao mesmo tempo simples.

O chef Patric durante o preparo de receitas, em Ubatuba. Foto: Reginaldo Pupo/Divulgação.

CARDÁPIO FIXO. Para quem prefere a culinária tradicional, o Croissant do Francês elaborou um cardápio bem variado, que vai desde o café da manhã até o chá das cinco, além de sanduíches e bebidas.

Para entradinhas, a dica fica para as empadinhas de camarão feitas com massa de farinha de avelã (leia abaixo sobre essas “empadinhas dos Deuses”!), picles de tomates assados com brioche de champanhe ou croissant com manteiga francesa e queijo cremoso.

Entre os pratos, estão o T-Bone Steak com Cogumelos, Ratatouille e Arroz Djon, a Costela de Porco com Molho de Ostras e Camarão Pistola, o Fetuccine Italiano com Polvo de Ubatuba e a Moqueca Assada do Francês (produzida com peixes, camarões e caranguejos), acompanhada por arroz do mar e farofinha de cebola roxa.

Para os drinques, a casa elaborou uma carta possível, justa e celebrada, com rótulos de origens do Velho e do Novo Mundo. Para sobremesa, peça o disputado mousse de chocolate com callebaut ou crème brûlée. E as opções não param por aí. Se sobrar um espacinho no estômago, peça a torta de sorvete de vanille com amêndoas, amêndoas defumadas, flor de sal, chocolate e creme de mel. Ou ainda a torta frapê com coco, marsmellow, ameixa, creminho de melado orgânico e frutas do bosque.

Clientes vivenciam ‘experiências gastronômicas’

Ossobuco do Francês com arroz de mostarda e batatinhas assadas no azeite e alecrim. Foto: Reginaldo Pupo/Divulgação.

O chef adotou um conceito único, que é preparar os pratos conforme o que a natureza oferece no dia. Por estar situado a poucos metros do Mercado Municipal de Peixes e por ter uma peixaria como vizinho, Patric sugere aos clientes quais tipos de peixes e fritos do mar que acabaram de chegar dos barcos pesqueiros que ancoram atrás do restaurante.

Segundo ele, caso seus produtos frescos se esgotem e não haja tempo hábil para repor, ele diz preferir fechar as portas. “Não utilizamos nada que não seja realmente fresco, do dia”.

De um pequeno fogão de apenas uma boca saem maravilhas da culinária caiçara, que até os deuses da gastronomia duvidam. Quando o fogaréu salta da panela (as chamas chegam a atingir quase meio metro de altura), é certeza que dali vai sair mais uma criação saborosa do chef Patric Pierre Berjeaut.

Aliás, a pequena cozinha fica do lado de fora, o que permite que o chef possa interagir com os clientes enquanto prepara mais uma de suas já conceituadas delícias. “Preparo todos os pratos com os frutos do mar frescos, pescados sempre na noite anterior ou até mesmo no próprio dia. E cozinho de acordo com que o coração mandar”, derrete-se o chef.

Por isso, o Croissant do Francês, que é membro da associação Sabores da Praia, possui um cardápio enxuto, pois quase a totalidade das solicitações dos clientes é proveniente das sugestões do chef para o dia. A casa é uma boa opção para quem quer degustar petiscos mais sofisticados, à base de peixes frescos e até camarões.

Para o chef Patric Berjeaut, os clientes não fazem simplesmente uma refeição. “Eles têm uma verdadeira experiência gastronômica”, ressalta. E os pratos são bem generosos. Alguns deles servem entre três até cinco pessoas.

Chef Patric produz croissants e empadinhas dos deuses!

Empadinhas são elaboradas com ingredientes mais saudáveis, como a manteiga de palmiste e a farinha de avelãs. Foto: Reginaldo Pupo/Divulgação.

Antes de escolher seu prato principal, peça as empadinhas de camarão. Elas simplesmente derretem na boca. Impossível comer uma só. “A proposta é aproximar conceitos como sabor único, textura inigualável, que derrete na boca, e ingredientes que respeitem paladares exigentes e a saúde de quem saboreia”, destaca Patric.

As empadinhas são elaboradas com ingredientes mais saudáveis, como a manteiga de palmiste e a farinha de avelãs. Os recheios trazem os sabores do litoral norte e da floresta tropical, com toques funcionais da cúrcuma natural e do digestivo urucum de Ubatuba.

Os pães do Croissant do Francês são produzidos na própria casa, após 36 horas ininterruptas de fermentação natural, o que garante um produto sempre fresco e com sabor marcante. O aroma vindo do forno indica que logo sairá uma nova fornada, de onde também saem massas folhadas e, claro, os croissants!

SABORES DA PRAIA. É uma associação que reúne os melhores, mais conceituados e sofisticados restaurantes, gastrobares, cafés, pizzarias, chocolaterias e cervejarias artesanais de municípios do litoral norte de São Paulo.

A entidade trabalha na promoção e no fomento do setor durante todo o ano, na valorização da culinária local e regional, além da criação de ações para manter índices de frequência na baixa temporada, como a realização de eventos e festivais.

SERVIÇO. O Croissant do Francês fica na praça Teodorico de Oliveira, 4 – Vila dos Pescadores, em Ubatuba. Telefone: (12) 99637-9081.

Deixe uma Resposta

2 + dezessete =