Festival conta com feira de produtos agroecológicos e comidinhas. Foto: Lucas Lacaz Ruiz/ Divulgação

“Uma planta alimentícia imponente, rústica, de grande valor nutritivo e que já fez parte do cardápio brasileiro, mas que, com o tempo, foi ficando esquecida”. Estamos falando da Taioba.

A PANC – planta alimentícia não-convencional – foi escolhida para dar nome a um festival que acontece no próximo fim de semana, dia 7 de março, das 17h às 22h, no EcoPátio, que fica no bairro Santana, em São José dos Campos.

Clarissa Passos, uma das organizadoras do evento, conta que a proposta do Festival Taioba é promover o resgate da nossa cultura por meio da alimentação e valorizar a agricultura agroecológica.

“Esse é nosso primeiro evento específico sobre PANC. Queremos resgatar hábitos de alimentação e da culinária e aproximar o agricultor do consumidor final, incentivando o consumo de alimentos não-convencionais”, afirma Clarissa.

Para isso, além de uma feira com produtos agroecológicos e diversas comidinhas feitas com esses ingredientes, o Festival Taioba também promove uma roda de bate-papo com produtores e especialistas no assunto.

Entre os convidados, o projeto Mato no Prato, de Beatriz Carvalho e Arthur Credo, a engenheira agrônoma Cyntia Salles, a nutricionista Tainá Gaspar, o arquiteto e paisagista Mário Scalambrino e o engenheiro ambiental Marcelo Cunha.

Mais que levar informação ao público, Clarissa conta que o objetivo do bate-papo é também promover reflexões sobre a nossa alimentação e inspirar bons hábitos no público participante.
 
Programação. Quem passar pelo Festival Taioba, que é “petfriendly” e será aberto aos bichinhos de estimação, ainda poderá participar de uma prática de yoga guiada por Eduardo Pereira e Cris Tomita. Basta levar um tapetinho ou canga.

A programação ainda inclui, música, oficinas, troca de mudas e sementes e espaço para brincar, tudo no EcoPátio, que reúne um centro de convivência e uma rede de empreendedores com diversas atividades de cultura, gastronomia e lazer. Tudo pensado a partir da sustentabilidade.

Serviço. O Festival Taioba acontece dia 07/03, das 17h às 22h, no EcoPátio:  avenida Rui Barbosa, 651 (dentro da Luchetti), em Santana. O estacionamento custa R$ 5.

Deixe uma Resposta

9 − 8 =