Empório dos Mellos: 100% do que chega à mesa do cliente vem de produtores locais

Depois de exatos 12 meses, consegui voltar ao Empório dos Mellos. Em setembro do ano passado, conheci o charmoso espaço montado no Bairro do Mellos, em Campos do Jordão, numa parada para um café da manhã. Uma experiência sensacional.

Dessa vez, além de uma refeição inesquecível num domingo de manhã ensolarado, tive o prazer de encontrar, e bater um papo, com o sommelier e chef Francisco Lima, que comanda a casa. Resultado? Fiquei ainda mais apaixonado pelo projeto que nasceu com a vocação de valorizar os produtores locais.

“Quando a gente começou, há quatro anos e meio, 60% do cardápio era feito com produtos da região e os outros 40% com insumos de outros lugares. Hoje temos uma cozinha 100% regional. E isso também revela um amadurecimento dos produtores locais, que estão investindo cada vez mais em produtos de qualidade e com maior valor agregado”, explica Lima.

No café da manhã, por exemplo, desde o café, até o queijo e o mel são produzidos na Mantiqueira. O suco e as geleias são preparados com frutas da época. No empório, você também pode encontrar esses produtos e levar pra casa. Tem cervejas artesanais, vinhos, azeites, tudo de produtores regionais.

“Buscamos sempre os melhores insumos e as melhores formas de transformá-los em uma cozinha bacana. Mas é uma cozinha simples, executada por pessoas simples, apresentada de forma simples. Claro que usamos processos de cozinha profissional, como o cozimento à vácuo, por exemplo, mas buscamos uma cozinha que abraça, mais amigável”, conta Lima.

Segundo o chef, a ideia é simplificar a experiência para o cliente e a proposta sempre surpreende porque o prato pode até parecer “simples”, mas os sabores e as texturas são mais complexos – positivamente – do que aquela comidinha feita em casa.

“Antes essa região produzia alface e rabanete. Hoje o produtor entende que é possível investir em produtos de maior valor agregado. A Mantiqueira hoje produz vinhos, pancs, queijo, azeite, cerveja. E com todos esses produtos à disposição, a gente também pode fazer coisas mais bacanas na cozinha. Isso nos permite ser mais criativos, mas usando o que temos aqui.”

Francisco Lima colhendo flores comestíveis na horta. Fotos: Renata Del Vecchio

História. Nascido em Campos do Jordão, Francisco Lima é formado pelo Senac e também trabalhou sete anos no Grande Hotel. Conheceu o Bairro dos Mellos durante a implantação do Botanique Hotel & Spa.

“Fui chamado para treinar a equipe ainda com o hotel em obra e fiquei lá por seis meses. Nessas idas e vindas me apaixonei pelo bairro, vi esse espaço fechado e resolvi investir”, conta Lima.

Na época, o Empório dos Mellos estava numa região isolada. Hoje a casa já faz parte de um roteiro que atraia um turismo gastronômico muito interessante. É possível até se hospedar no bairro, o que vale muito a pena porque a região é lindíssima.

Empório dos Mellos

Rua Elídio Gonçalves da Silva, 1800, Bairro dos Mellos – Campos do Jordão

Abre de sexta a segunda, 9h às 11h, com café da manhã; de 12h30 às 17h, com almoço.

www.emporiodosmellos.com.br

Dica de hospedagem: http://mellosbnb.com/

Deixe uma Resposta

6 − um =