Foto: Divulgação

Em 1814, Jean-Joseph Moreau, um jovem tanoeiro, casou-se com a herdeira da mais antiga produtora de Chablis, uma famosa denominação de origem para vinhos brancos da Borgonha feitos com a uva Chardonnay.

Alguns anos após essa união, Jean assumiu o controle da vinícola e, com seus rótulos de elevado padrão de qualidade, se tornou um dos principais nomes do cenário vitivinícola da região da Borgonha.

Apesar de hoje essa vinícola ter expandido suas terras de cultivo para outras regiões da França, o estilo de vinificação de seus exemplares continua sendo artesanal. Atualmente os vinhos dessa produtora familiar são criados pela renomada enóloga Lucie Depuydt, que além de possuir amplo conhecimento sobre as castas e os detalhes do processo de vinificação, também domina as principais características geológicas das áreas onde são cultivados seus vinhedos.

J-Moreau-_-Fils-Select-RougeOs terroirs explorados pela vinícola J. Moreau&Fils que deram origem ao Select Rouge são Côtes du Rhône e Languedoc. Nesse rótulo, a enóloga buscou complexidade de aromas e sabores, fazendo um rico corte das uvas Carignan, Cinsault, Grenache, Mourvèdre e Syrah, cultivadas em duas regiões diferentes da França.

Seguindo um padrão de envelhecimento da vinícola, o vinho estagiou em barricas de carvalho francês por um período mínimo de 6 meses, antes de ser engarrafado e comercializado. Assim como os demais exemplares da J. Moreau&Fils, esse vinho busca harmonia entre a expressão do terroir e da fruta.

Apesar de ter potencial de guarda de 5 anos, a própria enóloga indica a degustação desse rótulo enquanto ainda estiver em seus primeiros anos, quando seu frescor de fruta ainda está latente!

De cor vermelho-rubi claro, com reflexos violeta, esse é um legítimo representante dos vinhos do sul da França. Um agradável exemplar jovem, com aromas de frutas silvestres, café, caramelo e pimenta preta. Possui taninos macios, acidez viva e longo final.

É um exemplar muito versátil nas harmonizações, combina com costela suína, carnes vermelhas com molho à base de vinho ou então tábua de embutidos e queijos variados. A temperatura ideal de serviço é de 16°C.

Texto do Sommelier Rodrigo Ferraz – Direitos Reservados

Deixe uma Resposta

doze − oito =