Jantar no Novotel faz homenagem à gastronomia francesa

Não é de hoje que a gastronomia internacional desperta a curiosidade e encanta os paladares dos brasileiros. Talvez, a grande diversidade culinária — e cultural — que encontramos dentro no nosso próprio país ajude a explicar a nossa receptividade quanto o assunto é gastronomia. Com isso, aprendemos a respeitar e apreciar, inclusive, aquilo que vem de fora.

E para quem gosta de fazer essas viagens gastronômicas, mesmo sem sair da região, março parece bastante propício para se aventurar. Dois restaurantes de São José dos Campos têm novidades associadas à gastronomia internacional nesse mês.

O primeiro é o Cassiano, que fica no hotel Golden Tulip, no Colinas Shopping. A casa especializada na gastronomia portuguesa acaba de lançar a Paella Portuguesa. O prato agora é servido todos os sábados, no almoço (das 12h às 15h).

A receita de origem espanhola, na versão lusitana criada pelo chef Marcelo Nogueira leva bacalhau, além dos frutos do mar, entre eles camarões, mexilhões, lulas e polvo. O chef afirma que a busca por novas receitas para o cardápio do restaurante é uma constante.

“A Paella é uma receita ibérica e fomos além dos frutos do mar, incorporando o bacalhau, ingrediente típico da culinária lusitana, ao prato”, explica. Não restam dúvidas de que o prato, que já é saboroso, ficou ainda melhor.

A dica da casa para quem quiser fazer uma harmonização é o vinho português Tapada do Fidalgo, que vem da região de Alentejo e é produzido com as uvas Verdelho e Antão Vaz e tem uma acidez sutil.

Paella portuguesa servida no Cassiano leva bacalhau
Paella portuguesa servida no Cassiano leva bacalhau

France tour. Já para os amantes da gastronomia francesa, a sugestão é a terceira edição do Festival Goût de France (Good France), que acontece no dia 21, às 20h, no Novotel, também em de São José dos Campos.

A data foi escolhida pelo Ministério francês das Relações Internacionais para difundir a gastronomia francesa e seus valores por todo o mundo e essa é a primeira vez que o restaurante de São José faz parte do circuito internacional de celebrações.

Para se ter uma ideia da dimensão do evento, são mais de 1600 chefs, 1600 menus, 150 embaixadas em cinco continentes participantes. E cada chef tem liberdade para homenagear a gastronomia francesa utilizando os produtos que encontra no mercado local.

No Novotel, será servido no couvert Toast de confit de cogumelos e crostine com Terrine Ham Hock. Para a entrada, o prato escolhido é o Tartare de salmão e, no principal, Parmentier de Canard (lembra um escondidinho, nesse caso, com carne de pato). Fechando o menu, Mille-Feuille (mil-folhas) de sobremesa.

O valor do jantar por pessoa, com o menu fechado, é R$ 119 e inclui uma taça de vinho.

Serviço:

Paella Portuguesa no Cassiano Restaurante

Aos sábados, das 12h às 15h

O Cassiano Restaurante fica no Colinas Shopping

Av. Major Miguel Naked, 144, São José dos Campos

Reservas: (12) 3131-4141

Festival Goût de France

Dia 21, às 20h, no Novotel

Valor: R$ 119 (jantar + taça de vinho)

Av. Dr. Nelson d’Ávila, 2200 – Vila das Acacias, São José dos Campos

Telefone: (12) 4009-7800

Deixe uma Resposta

dois − 1 =