Nas horas vagas, o trompetista Chico Oliveira, de São José, adora cozinhar. Foto: Flavio Pereira/Divulgação

Nem só de música vive o arranjador e trompetista Chico Oliveira. Para quem não sabe, depois do estúdio que mantém em casa, o seu segundo lugar preferido é a cozinha. Sim, o ex-integrante do extinto sexteto do Programa do Jô é fã de gastronomia e não precisa de ocasião especial para arregaçar as mangas e preparar uma receita: “todo dia é dia. Basta a presença de amigos e um bom papo regado à uma boa cerveja ou vinho.”

Cozinhar sempre foi um hobby que Chiquinho diz exercitar “sem pretensão” quando está em casa. A inspiração para executar e criar receitas, como uma que ele batizou de “Camarão em Si-Bemol” e com exclusividade compartilhou com os leitores do Degusta Vale, vem da família que sempre se reuniu em torno da mesa para comemorar.

A oportunidade de conhecer outras culinárias também despertou no trompetista o desejo de colocar os seus dotes culinários à prova.  Em 50 anos de carreira musical, ele visitou inúmeros países e, claro, sempre com paladar atento para apreciar o que cada cultura possui de melhor. Passou pela Angola, Japão, Austrália, México, Argentina, Chile, Estados Unidos, entre outros, e, ainda assim, garante que a simplicidade e a praticidade ainda continuam sendo seus principais temperos.

“Não tenho um prato favorito. Gostos de várias coisas que me chamam atenção pelo sabor e aparência, mas tenho maior simpatia por carne bovina”, declarou.

Nas horas vagas, o trompetista Chico Oliveira, de São José, adora cozinhar. Foto: Flavio Pereira/Divulgação
Nas horas vagas, o trompetista Chico Oliveira, de São José, adora cozinhar. Foto: Flavio Pereira/Divulgação

Perfil. E para quem achou que ingrediente indispensável na cozinha do Chiquinho seria uma bela trilha sonora, pasmem, se enganou, assim como eu. Pode até rolar um sonzinho informal de fundo, mas nada que possa desviar a atenção do trompetista-cozinheiro.

“Se a minha atenção se voltar para a música é arriscado queimar a comida”, brincou Chico, ao revelar que o alho é, de fato, o ingrediente que não pode faltar nas suas criações. Já a cebola e o pimentão, são ingredientes que ele dispensa.

Ampliando um pouquinho a pauta principal que é gastronomia, Chiquinho, será que você pode antecipar os próximos projetos? Afinal, por aqui tudo é sempre motivo para se reunir e brindar. “Tenho vários projetos em andamento. Um deles, é um CD novo com o Diego Figueiredo e uma possível turnê nos Estados Unidos que deve ocorrer no segundo semestre.”

Antes de se despedir, Chico Oliveira compartilhou  um dos seus truques na cozinha. Trata-se de um molho de tomate caseiro (aprovadíssimo, a jornalista aqui já teve a oportunidade de apreciar), que é preparado em grande quantidade e congelado para facilitar o dia a dia.

“Sempre preparei o meu próprio molho de tomate. É o que dá o meu toque pessoal. Tenho vários tipos de pimenta, uso vinho em algumas receitas, muitas ervas… Gosto de cozinhar com calma, sem pressa e conversando.”

“Camarão em Si-bemol”

Receita de Chiquinho Oliveira

Ingredientes:
1 kg de camarão rosa grande
1 garrafinha de leite de coco
1 pacote de creme de legumes ou de cebola
400 ml de molho de tomate caseiro

IMG_1228 IMG_1235

IMG_1237 IMG_1249

Modo de preparo: Misture sem aquecer e devagar o molho, o leite de coco e o creme de legumes ou cebola, até ficar homogêneo. Faça uma base dessa mistura numa travessa refratária. Acomode os camarões nessa base e posteriormente cubra com o restante do molho. Leve em forno pré-aquecido a 200 graus durante 30 minutos. O camarão será cozido nessa mistura sem necessidade de quaisquer outros temperos. Sirva com arroz branco e batata palha. Bom apetite!

2 Comentários

Deixe uma Resposta

19 − dezessete =