Lasanha pode? Claro que pode, com molho fresco, sem conservantes e corantes...

Confessa, você acha que alimentação saudável e fit é a mesma coisa, não? Eu não lhe condeno, a maioria das pessoas confunde mesmo. Mas vou tentar explicar um pouco, através da minha maneira de ver, esses dois tipos de alimentação que são tão diferentes entre si.

O jeito mais fácil de distinguir os dois é o seguinte: pensou em calorias, pensou em comida fit. Pensou em dieta pré e pós-treino, comida fit. Frango com batata doce? Fit também.

E a saudável? Bem, a saudável só quer que você se alimente bem. Com carboidratos, sim, mas também com grande variedade nos alimentos que serão consumidos. Com bastante fruta, verdura, legumes, grãos, fibras diversas, massa (porque não?) e qualquer tipo de alimento que fuja dos ultra processados e dos industrializados.

“Então a lasanha está liberada?” Claro que está! Mas procure aquela caseira, feita com ingredientes frescos, sem aquele molho de tomate cheio de corante e restinhos de roedores (argh!).

“E o açaí, que é uma bomba calórica, está liberado também?” Olha, vou lhe dizer que tudo tem dois lados. O açaí é, sim, bem calórico, mas é também um alimento super completo, que vai lhe fornecer fibra, proteína, vitamina C, ferro e antioxidantes.

Então eu pergunto, vai ficar com as calorias ou com os benefícios do açaí? E, pensando bem, se tirar aquele pão branco, que não agrega nada à sua saúde, e tirar o refrigerante, que já ouviu falar 5956 vezes que ele não faz nada bem, você pode, sim, se “acabar” no açaí, mesmo que a sua preocupação sejam as calorias. Concorda?

O que importa, no meu ponto de vista, é se aquele alimento está fazendo bem ou não. É preciso ouvir nosso corpo e respeitá-lo nas suas vontades. Se você está bem com sua alimentação fit, com calorias controladas, ok! Seja feliz! Mas se, de alguma forma, algo que você come não está caindo bem, é hora de rever sua alimentação.

Eu, particularmente, me alimento de forma saudável porque me faz incrivelmente bem. Percebi que alguns alimentos me deixam com azia, ou potencializam minha rinite. Então porque vou continuar ingerindo esses alimentos?

Não importa qual seja a sua alimentação, tenha sempre uma coisa bem clara: não deixe de comer aquela pizza com a família por causa do glúten ou da lactose, e não deixe de tomar aquele chope com o “crush”. Ser saudável também significa variedade, sair um pouco da rotina e, acima de tudo, significa ser feliz. 🙂

1 Comentário

Deixe uma Resposta

dezoito + dezesseis =