Que atire o primeiro seixo quem nunca matou uma plantinha de sede (sem querer, é claro).

É, cuidar de um jardim não é tão simples quanto parece. A gente, quando começa, acha que é só colocar água e as plantinhas estarão felizes para sempre. Eu também achava que elas podiam viver só de amor, e esquecia a água. Aí fica difícil mesmo e, às vezes, batia aquele desânimo, e, depois, eu me sentia a pior das pessoas por não ter feito nada por elas. Nenhuma planta eu era capaz de cultivar… (pausa para o drama)

Mas aí eu decidi que essa história iria mudar. Fiz um curso de plantio e cultivo de alimentos orgânicos e me apaixonei. Sabe aquelas mulheres que não podem passar em frente a uma loja de sapato que já sai com um par a tiracolo? Pois é, eu não posso passar nem perto de uma loja de plantas que saio logo com três vasinhos e 20 kg de terra. A parte boa é que estou ficando craque! E forte né, porque carregar tudo isso de terra não é fácil não.

Aí você me diz “isso aqui é uma coluna dedicada à gastronomia… por que você está falando sobre plantas?” Pois é, meu querido leitor. Essa coluna é, sim, sobre gastronomia, mas, principalmente, sobre vida saudável. E sabe o que eu encontrei no meu jardim? Saúde!

Comecei plantando alguns temperinhos básicos como cebolinha e salsinha e, claro, erva-cidreira, porque sou fanática por esse chá. Aí quando fui pegando o jeito e percebendo a delícia que é cozinhar e usar esses temperinhos frescos e orgânicos do meu próprio jardim, a explosão de felicidade atingiu níveis estratosféricos.

“Ai que exagero!” Não é exagero, não, e lhe digo o porquê.

Ir ao supermercado hoje e sair com a lista completa comprada está virando quase uma missão para super-herói. Tudo está tão caro… e muitas vezes feio ou murcho (no caso de verduras e temperos). Isso sem falar na procedência duvidosa dos alimentos.

Agora, imagina se você conseguir suprir a necessidade de algumas coisas cultivando em sua própria casa. Além da economia, você estará gerando também saúde e, de brinde, cria/recebe um hobbie! Tá vendo quanta coisa boa alguns vasinhos podem te render?

Mas o que eu acho mais incrível é que cultivar um ser que vai crescendo conforme seu cuidado e carinho, pra mim, é também cultivar um pouco do meu EU interior. A minha autoestima, um tempo de silêncio e os meus sentidos.

Meu jardim (que é todo em vaso, pois moro em apartamento) está me ensinando muito. Principalmente a paciência. Confesso que ainda tenho certa preguiça de plantar sementes, pois elas demoram muito para começar a brotar e sou uma pessoa ansiosa e imediatista. Ainda opto pelas mudas, assim consigo ter uma noção melhor do desenvolvimento delas. Mas já melhorei muito! Sei até que elas não vivem só de amor (brincadeirinha).

Cada pessoa tem uma forma de se desligar um pouquinho do dia a dia maluco que levamos. Uns fazem exercícios, outros cozinham, outros vão ao bar com os amigos. EU planto. E ainda deixo o apê cheio de cores e vida. Quem sabe você não topa tentar também. Vai que dá certo! 😉

Deixe uma Resposta

doze + cinco =