Polenta siciliana com funghi/ Foto: Divulgação

Inspirado no livro de receitas da avó Ângela Macri Messina e com a parceria do respeitado consultor e chef Muran, Leonardo Messina, da Troina Pizza Gourmet, de São José dos Campos, apresenta ao público, a partir desse domingo, dia 3 de junho, um novo projeto: o Restaurante Família Messina.

A proposta é resgatar receitas tradicionais da “nona” para celebrar a gastronomia típica do sul da Itália, um sonho antigo do empresário que começou a ganhar forma e sabor há pouco mais de um ano, quando Leonardo e o chef Muran iniciaram a parceria.

“Sempre trabalhei com cozinha italiana e acabei me especializando nesse tipo de gastronomia. Além disso, sou apaixonado pela Itália e vivenciei muito a cultura desse país. Então, o Leonardo foi me mostrando os registros que tinha da avó e eu compartilhando meus conhecimentos. Depois de muitos testes, chegamos a esse menu”, conta o chef Muran, que tem passagem por casas como Aquarela (Rio de Janeiro) e Monet (São Paulo).

 

Segundo Muran, quem provar os pratos do menu do Restaurante Família Messina vai fazer uma viagem pela região da Sicília e conhecer a verdadeira gastronomia italiana: patês, caponatas e pão italiano na entrada; perna de cordeiro com ervas frescas, galeto na nata ou ossobuco com polenta estão entre as opções de pratos.

“Essa receita de ossobuco, aliás, leva raspas de laranja e estava entre os registros da ‘nona’. No começo me perguntei se o cítrico associado ao vinho funcionaria, mas depois percebi como a fruta transforma e agrega sabor à receita. Essa foi uma das minhas descobertas durante essa troca de informações com o Leonardo”, conta o chef Muran.

A polenta siciliana, que serve de guarnição para o ossobuco, também é diferente. Leva funghi e ervas frescas, como o tomilho. Outra receita que deve surpreender os clientes, tanto visualmente quando no sabor, é o filé à parmegiana siciliano. Uma das diferenças do prato que costumamos ver por aí está no corte da carne.

Chef Muran

“O filé à parmegiana siciliano é feito com um corte mais alto, empanado em farinha de pão italiano, bem crocante. O molho de tomate é ‘pedaçudo’, feito com folhas de manjericão e alho em laminas. E nada de muçarela. Usamos parmesão mesmo, em lascas, e a receita não vai ao forno”, explica Muran.

As famosas massas artesanais italianas também estão bem representadas no cardápio. Destaque para as recheadas com carne de pato, funghi, mascarpone e ricota. Já falando de sobremesas, as tortas de frutas devem ser o destaque.

O Restaurante Família Messina vai funcionar sempre aos domingos e feriados durante o almoço. Inicialmente, a operação acontece dentro do prédio da Troina Pizza Gourmet, que fica no bairro Alphaville, em São Jose dos Campos.

Restaurante Família Messina

Av. Irerê, 60 – Alphaville – Sao Jose dos Campos (no mesmo prédio da Troina Pizza Gourmet)

Aberto domingos e feriados, das 11h30 às 15h30

Tel: (12)3942-7044)

Compartilhar
Post AnteriorMedalha de Bronze La Piuma
Próximo PostA cerveja dos montanhistas
Jornalista, apaixonado por gastronomia e ainda mais por comer! Idealizador do Degusta Vale e editor do portal.

1 Comentário

Deixe uma Resposta

2 × dois =