O nome por trás desse vinho é MGM Mondo del Vino, uma importante produtora italiana que acredita na paixão, no entusiasmo e na curiosidade que envolvem a viticultura. Apesar de ser pouco conhecida no Brasil, essa produtora vem sendo reconhecida por consumidores de toda a Europa e, atualmente, conta com um time de 5 renomados enólogos: Scipione Giuliani, Gaetane Carron, Federico Stella, Simone Cortese e Stella Grasso.

Eles são responsáveis por encontrar os melhores terroirs da Itália e pequenas cooperativas regionais para aplicar a identidade da MGM Mondo del Vino, tanto no cultivo das vinhas como na produção dos vinhos. Identidade essa que está diretamente relacionada à preservação do meio ambiente, agricultura orgânica e criação de produtos naturais.

Uma das belas criações da MGM Mondo del Vino é o La Piuma, cujas uvas foram cultivadas na parte central da Itália, onde o clima é influenciado pelos ventos constantes vindos do Mar Adriático. Curiosamente, este vinho não está relacionado com a cidade de Montepulciano, na Toscana.

Para os vinhos ostentarem a D.O.C. Montepulciano d’Abruzzo, eles devem ser elaborados com, no mínimo, 85% da casta Montepulciano e os frutos precisam ser cultivados na região de Abruzzo. Este exemplar é um 100% Montepulciano, que passou por um amadurecimento de poucos meses em barricas de carvalho antes de ser engarrafado. Uma de suas principais conquistas foi a medalha de bronze na International Wine & Spirit Competition. Pode ser apreciado jovem ou guardado por até 7 anos.

La Piuma Montepulciano d’Abruzzo D.O.C. apresenta coloração vermelho rubi intenso, com reflexos violáceos. No nariz, seus aromas principais são marcantes e exibem frutas vermelhas e negras maduras, como ameixa, amora, mirtilo e framboesa, além de notas de especiarias e baunilha. No paladar é muito equilibrado, com taninos macios, ótima acidez, bom corpo e final persistente.

Para harmonizar este vinho, escolha pratos à base de carne vermelha, massas com bastante molho, queijo curado ou até mesmo uma pizza. A temperatura ideal de serviço é de 16ºC.

O vinho está disponível na loja virtual Vinhos de Bicicleta

Texto do Sommelier Rodrigo Ferraz – Direitos Reservados

Deixe uma Resposta

20 − dois =