A Cerveja Ermitão, de S. Bento, está disponível nos estilos Blond Ale, Rede Ale, Imperial IPA. Foto: Juliana Fuzari/Divulgação

A vista da cervejaria é deslumbrante: a Serra da Mantiqueira, mais especificamente a Pedra do Baú. Se você já experimentou ou ouviu falar da cerveja artesanal Ermitão, certamente deve gostar do contato com a natureza. É que a bebida, produzida há cerca de um ano por um escalador em São Bento do Sapucaí, cativou como principal público consumidor os montanhistas.

Quem está por trás da produção da bebida, disponível nos estilos Blond Ale, Rede Ale, Imperial IPA, é o cervejeiro e escalador Márcio Faria dos Santos, 29 anos. Natural de Jacareí, há pouco mais de um ano ele decidiu abandonar a vida na cidade para viver mais perto da natureza, especificamente das rochas, em ambiente que lhe permitisse se dedicar à escalada, mudando-se, então, para São Bento de Sapucaí. E a cerveja, paixão nacional, foi uma das alternativas que ele encontrou para viabilizar o seu novo estilo de vida.

“Eu já venho da gastronomia. E um amigo sempre me incentivou a fazer cerveja, justificando que sou metódico, dedicado e perfeccionista, mas sempre tive receio por conta do investimento.  Foi, então, que passei uma temporada escalando pelo Chile e Argentina, e conheci de perto a cultura cervejeira. Cansado da vida que eu levava, trabalhando com a minha família, retornei alguns meses depois para o Brasil e mergulhei no mundo das cervejas artesanais”, contou Márcio.

Um outro fator decisivo na criação do rótulo Ermitão foi o amor. Sim, no meio do caminho, o escalador conheceu em São Bento a atual namorada, Juliana Fuzari, e se apaixonou. “Ela morava na Bahia. Nos conhecemos antes de eu ir para o Chile e a Argentina. Pensando em como me sustentar sem precisar trabalhar para os outros, vivendo com tempo para escalar e junto com ela em São Bento, decidi fazer cerveja”, acrescentou.

Os amigos, claro, foram os primeiros clientes. A Ermitão começou a circular primeiro nas comemorações de amigos montanhistas, até pouco tempo depois cair na graça dos turistas de São Bento do Sapucaí. “Desde o início deu muito certo. Tenho capacidade para produzir em média 180 litros por mês. Como a demanda ainda não é alta, porque atendo os amigos, os montanhistas e o pessoal que vem buscar aqui em casa, vou trabalhando conforme o consumo”, disse.

Referências. A riqueza natural da Serra da Mantiqueira está presente na Ermitão desde a água que vai na composição até o rótulo que foi inspirado na fotografia de outro escalador, o Iron, que retratou um machado rachando lenha. Estava ali a ideia perfeita que Márcio buscava para homenagear os montanhistas e escaladores, sem fazer referência à Pedra do Baú.

“Queria transmitir a simplicidade da vida na roça, a histórica local, sem deixar que a cerveja fosse apenas um souvenir. Nós escaladores temos esse lado ermitão, por viver mais isolado da sociedade e gostar de estar na montanha, em lugares pouco habitados. Sem contar que a minha mãe sempre me chamou de ermitão”, revelou o cervejeiro sobre a identidade da bebida.

Além dos estilos já fidelizados, há também os rótulos sazonais como, por exemplo, a cerveja de pinhão que deve estar disponível para consumo dentro de um mês. Muito elogiada por sommeliers, a Imperial IPA é uma das mais elaboradas, com muito lúpulo e 9,2% de teor alcoólico. Nós também experimentamos a Stout que é deliciosa e está aprovadíssima.

“Muito escalador vem tomar cerveja aqui em casa. Como também trabalho com guiadas, acabo compartilhando a minha história nos tours e as pessoas têm curiosidade de provar a cerveja e conhecer o processo que tem muita dedicação em cima.”

Serviço. A cerveja Ermitão é produzida no Km 8 da Rodovia Paiol Grande, em São Bento do Sapucaí. Mais informações pelo telefone: (12) 99735-5701.

Deixe uma Resposta

catorze − treze =