Foi a convite de uma amiga que conheci La Casa della Mamma. E não poderia ter sido de outra forma. O projeto de Giancarlo Ragonese, realizado no Jardim Esplanada, em São José dos Campos, funciona como uma espécie de confraria, nesse caso, reúne gente que aprecia gastronomia de qualidade.

Formado em Educacão Física e muito ligado às artes visuais, desde criança Giancarlo esteve conectado com a cozinha. O pai é da região sul da Itália e passou para a mãe as receitas de família. Como em toda casa de um bom italiano, a relação forte com a cozinha também foi passada para os filhos.

Já adulto, Giancarlo foi passar um temporada na Itália e teve contato com a cultura e gastronomia locais. Quando voltou para o Brasil, começou a ajudar a mãe na cozinha. A “mamma” vendia lasanhas para os amigos, mas depois de algum tempo resolveu parar com a produção.

 

“Há três anos então resolvi retomar esse negócio da minha mãe e comecei a fazer uma série de pesquisas. Descobri que os jantares compartilhados estavam em alta fora do país, tinha até aplicativo pra isso. Foi então que resolvi fazer algo parecido”, conta Giancarlo.

O cozinheiro então resolveu criar uma espécie de “clube de comida italiana”, oferecendo jantares para pequenos grupos em casa, mas como aqui no Brasil os aplicativos de jantares compartilhados ainda não “pegaram”, ele decidiu criar uma lista de transmissão no WhatsApp para manter contato com os interessados e fazer a divulgação do projeto.

Começou com os amigos dele, depois amigos de amigos e foi aí que entrei para o clube. Tudo acontece num salão integrado com a cozinha da casa, à beira de uma piscina. Um ambiente descontraído e muito aconchegante. A experiência é realmente agradável e marcante.

“Nos primeiros jantares, o menu era bem focado nas receitas tradicionais da região da Sicília. Com tempo, senti a necessidade de ampliar o leque e foi aí que uma parceria bem bacana aconteceu, com a chegada do Célio”, afirma Giancarlo.

Hoje La Casa della Mamma também abriga a produção da cerveja artesanal Zappa, do Célio. E a bebida ajudou a dar uma nova cara para os eventos organizados pelo Giancarlo e pelo sócio dele, Luis Pimentel.

Por mês, em média, acontecem dois encontros na casa: um mais focado nos pratos italianos, quando os convidados tem à disposição rótulos de vinhos disponíveis a preços bem mais acessíveis que os oferecidos em restaurantes; e outro mais focado na harmonização com a cerveja artesanal Zappa e um menu com comidinhas rápidas e petiscos não menos saborosos. Além disso, o local também faz eventos para grupos fechados.

“Sou idealista e como sempre tive uma relação muito forte com a cozinha e com a alimentação, sempre valorizei uma comida de qualidade. E um dos meus objetivos é justamente formar público que aprecia uma massa bem feita, um risoto, um pão italiano…”, conta Giancarlo. Aliás, ele também produz pães italianos: tradicional (feito com farinha branca), maltado (feito com sobra de malte usado no preparo das cervejas) e o semi-integral. Os pedidos também são feitos pelo WhatsApp.

A essa altura, você deve estar se perguntado se também pode fazer parte desse clube. E a resposta é “sim”. Basta entrar em contato com o Giancarlo ou o Luis e pedir para ser incluído na lista de transmissão. O próximo evento na casa está marcado para o dia 19 de maio, uma homenagem ao trompetista Miles Davis. Uma dica, as vagas são disputadíssimas!

La Casa della Mamma

Tel. (12) 99702-9024/ 98102-3051

Rua João Bicudo 190 Esplanada II.

www.facebook.com/La-Casa-Della-Mamma

Deixe uma Resposta

14 − um =