Pão de Centeio feito por Hans Otto já conquistou a clientela que às quintas vai buscar o produto fresquinho. Foto: divulgação

Cada vez mais a alimentação saudável também é sinônimo de boa comida. Foi com essa premissa que o alemão Hans Otto Taube, fundador da DonaBella Casa de Delícias, em Taubaté, criou há 15 anos o Pão de Centeio que está conquistando as nutricionistas e o público mais antenado daqui do Vale. Afinal, essa delícia é mais rica em nutrientes e possui menos glúten do que os pães de farinha branca.

A ideia da receita nasceu após uma consulta ao cardiologista que deu um ultimato ao seu Hans: ele precisava melhorar a dieta. A sugestão foi de acrescentar duas castanhas diárias à alimentação, porque este ingrediente é rico em selênio que ajuda a manter a elasticidade das artérias e vasos sanguíneos.

Inspirado pela recomendação médica e pelo pensamento do filósofo grego Hipócrates, que dizia “que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio’, seu Hans pesquisou opções para atender o pedido do cardiologista.

“Eu busquei na tradição familiar, nas minhas raízes da Alemanha, uma alternativa mais saborosa para o meu dia a dia. Lá os pães fazem parte da cadeia nutritiva, então, investem muito na variedade para atender todas as necessidades e gostos”, explicou Hans Otto.

Assim, nasceu o Pão de Centeio que tem conquistado a preferência da clientela da padaria porque é um alimento diferenciado. Ainda hoje, ele é produzido artesanalmente pelo seu Hans, sem a adição de gordura e açúcar, sendo enriquecido com sementes e cereais. Por causa dessas características, o Pão de Centeio é mais digestivo por estimular a mastigação, o que colabora para a sensação de saciedade que leva ao emagrecimento. Vários ingredientes compõem esta delícia e entre os destaques estão:

Centeio: muito popular na Europa, é rico em fibras e sais minerais. É indicado para o controle da diabete e combate à obesidade.

Aveia: utilizada na versão mais rica em nutrientes que é a pré-cozida no vapor e comprimida, ela é rica em fibras, proteínas e é aliada no combate ao colesterol.

Chia: originária da América Central, tem várias qualidades nutritivas como possuir mais cálcio que o leite e mais ferro que o espinafre.

Semente de Girassol: possui gorduras não saturadas, boas para o colesterol, além de nutrientes que contribuem para o ganho de massa muscular.

Castanha do Pará: um dos alimentos mais ricos em selênio que uma pessoa pode consumir, ele ajuda a proteger o coração e é bom para preservar o cérebro do envelhecimento precoce.

Bem, já deu para perceber que o Pão de Centeio é rico em sabor, aroma e ainda combina com tudo. Ele pode ser servido com frios, doces, geleias, antepastos e queijos. Nossa sugestão é usá-lo em lanches saudáveis como, por exemplo, o de carpaccio de salmão. Basta rechear as fatias do pão com o peixe temperado com azeite extravirgem e limão, acompanhado de queijo cottage com salsinha e alface a gosto.

O seu Hans produz o Pão de Centeio sempre às quintas-feiras pela manhã, na DonaBella Casa de Delícias, e a unidade custa R$ 7,99. Por conta da procura, vale chegar cedo para garantir o seu pedido, pois a procura do público que já se tornou freguês é grande.

Serviço. A DonaBella (matriz) está localizada na Praça Félix Guisard, 229, Centro, em Taubaté. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 6h30 às 22h. Aos sábados, das 6h30 às 21h30 e aos domingos das 6h30 às 20h.

Já a DonaBella Express fica na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 420, no Santa Clara, em Taubaté. O espaço funciona 24 horas de segunda a sábado; e aos domingos até às 11h.

Mais informações: (12) 3633-3616.

1 Comentário

Deixe uma Resposta

dois × cinco =