Torresmo típico da culinária caipira - Foto João Rural

O resgate de saberes e fazeres, da comida regional e caipira, tem se tornado um movimento forte entre os amantes da gastronomia.  Prova disso são os festivais que acontecem nesse final de semana, e no próximo, e que têm a culinária rural como destaque.

Em Redenção da Serra, nos dias 7 e 8, acontece a terceira edição do “Redenção Sabor e Arte”. O evento organizado pelo Instituto Cultural Paiolinho nasceu como o objetivo de estimular o turismo gastronômico na cidade e valorizar os produtores locais.

Afogado, carne de lata, bolinho de tilápia e torresmo estão entre as receitas servidas. Os visitantes ainda encontram nas barracas linguiças, queijos e doces artesanais, paçoca de pilão, além de artesanatos feitos com bordado, tricô, bambu e palha de milho.

Outro atrativo do evento são as oficinas. No sábado, dia 7, tem participação da equipe do Senac Taubaté que apresenta a “Cachaça, Bebidas e Coquetéis” e de André Aquino do blog “Cozinha pra Machos”.

No domingo, dia 8, o professor da Unitau Marcos Roberto Furlan fala sobre formas caseiras de preparar plantas medicinais e sobre o aproveitamento de plantas alimentícias não convencionais.

Festival Gastronômico Rural. Também nesse final de semana, até domingo, dia 8, o Parque da Cidade, em São José dos Campos, sedia a terceira edição do Festival Gastronômico Rural, realizado pela Associação Cultural Tatuapé. Nos dias 13, 14 e 15 de abril, o evento segue para Caçapava.

Segundo Maciel Batista, organizador do evento em São José, um dos destaques dessa edição é a galinhada kambukira, prato típico de Guararema preparado com cebola, tomate, pimentão, sobrecoxa de frango e arroz, tudo cozido bem lentamente.

Outro destaque é o “leitão de gravata”, preparado pelo chef Adan Garcia, pesquisador, apreciador da cultura brasileira e que participa de festivais pelo Brasil todo. Tem ainda barraca de galinhada, carne de lata, feijão tropeiro, torresmo, doces caseiros, além de artesanatos e shows musicais.

Já em Caçapava, os organizadores Mario Celso Ribeiro e Marcelo Pacheco chamam a atenção para o arroz carreteiro que, aliás, é um dos meus pratos favoritos, feito com carne seca. O menu ainda inclui fogado entre outras delicias da cozinha rural.

Redenção Sabor e Arte

Dia 7, das 10h às 23h; dia 8, das 10h às 18h

Local: Escola Estadual Coronel Queiroz – Av. 7 de Setembro, centro – Redenção da Serra

Oficinas

Dia 7 | 10h: “Cachaça: Bebidas e Coquetéis” – Senac Taubaté

Dia 7 | 11h: “Cozinha pra Machos” – com André Aquino

Dia 8 | 11h: Formas de preparo de plantas medicinais e plantas alimentícias não convencionais – com professor Roberto Furlan (Unitau)

Inscrições para oficinas: institutoculturalpaiolinho@gmail.com

 

Festival Gastronômico Rural

Dia 7, das 11h às 21h; dia 8, das 11h às 20h

Local: Parque da Cidade – São José dos Campos

Dia 13, das 18h às 23h; dia 14 e 15, das 11h às 23h

Local: GAMT – Rua Professor José B. P. Junior, 301 – Jd. Santo Antônio – Caçapava

Deixe uma Resposta

8 − quatro =