No início do século 17, Stellenbosch foi colonizada por franceses, que trouxeram de sua terra natal a cultura do vinho. Os vales dessa cidade, junto aos de Paarl e Franschoek, formam a Região Vinícola do Cabo, destino que tem sido muito apreciado pelos turistas da África do Sul nos últimos anos.

Nessa cidade foi criada a Spier Wine Farm, há mais de 300 anos, tão antiga que sua história se incorporou a da cidade. Inclusive, foi um de seus antigos donos, Neil Joubert, que ajudou a estabelecer a rota de vinhos de Stellenbosch. Em 1993, a família Enthoven adquiriu a propriedade e restaurou todo seu ambiente em um complexo biodinâmico, onde até o lixo passou a ser reciclado no próprio local. A família também tem diversos investimentos em projetos sociais, artísticos e sustentáveis, além de incentivar indústrias e organizações locais.

Em 2004, Mariota Enthovem se mudou para a fazenda com seu marido Angus McKintosh. Para que seus vinhos alcançassem seu potencial máximo com a agricultura biodinâmica, a produtora escolheu quatro especialistas de grande renome na região.

O primeiro deles é Frans K. Smit, enólogo-chefe e um dos membros da Cape Winemakers Guild, associação que pretende expandir a vitivinicultura na África do Sul. Também compõem a equipe Jaques Erasmus, responsável pelos vinhos brancos, e Johan Jordaan, que elabora os vinhos tintos. Já Johann Smit é o viticulturista, que está determinado a percorrer pelos vinhedos do Cabo da Boa Esperança à procura de diferentes uvas e terroirs. Juntos, eles trouxeram para a Spier o prêmio Diners Club Winemaker of the Year em 2011 e 2014.

Uma das criações de Johan Jordaan, o Spier Signature Pinotage, recebeu 86 pontos pela Wine Spectator. Cerca de 20% desse vinho envelheceu em barricas de carvalho francês por 9 meses e o restante em tanques de aço-inox. Este exemplar apresenta uma coloração rubi brilhante e límpido, com tons violáceos. No nariz é muito aromático, exibindo frutas do bosque, ameixas frescas e toques sutis de canela. Em boca tem presença harmônica, com taninos marcantes e corpo médio.

Combine este vinho com pratos de média ou forte intensidade, como costelinhas de porco glaceadas, paleta de cordeiro grelhada, hambúrgueres, pizzas ou cebolas caramelizadas. A temperatura ideal de serviço é de 18ºC.

O vinho está disponível na loja virtual Vinhos de Bicicleta

Texto do Sommelier Rodrigo Ferraz – Direitos Reservados

Deixe uma Resposta

4 × 4 =