De um lado, uma argentina apaixonada por gastronomia. De outro, uma jacareiense amante dos vinhos. Em comum, o desejo de empreender. E foi assim que nasceu a LasPaulas.
Paula Lagrifa, a argentina, mora em São José dos Campos há sete anos e veio para o Brasil com o marido, que é engenheiro. Formada em arquitetura, trabalhou com decoração de interiores, mas não conseguiu fugir por muito tempo de suas raízes. Há gerações, a família dela é produtora de alfajores na Argentina e foi com a receita do doce que Paula difundiu a sua marca “Argentiníssima” em São José.
“O alfajor tem a sua vida útil e, com calor do Brasil, é difícil manter a qualidade. Foi então que comecei a pensar em outro produto que tivesse ligado à minha cultura, mas que fosse mais prático. Queria fazer algo gostoso, caseiro e comecei a testar as empanadas”, conta Paula.
O sucesso das receitas foi tão grande que a cozinha de casa e a estrutura como um todo começou a ficar pequena. E foi aí que Ana Paula Bolanho entrou na história. A jacareiense já conhecia a argentina por meio do marido, um colombiano que também veio para o Brasil para estudar no ITA e acabou ficando amigo do engenheiro argentino.
“Eu sou psicóloga, era coordenadora de recursos humanos de uma grande empresa, mas o trabalho me consumia demais. Gostava do que fazia, mas no final já não me sentia mais realizada. Então comecei a estudar vinho, como hobby, e fui percebendo que poderia fazer outra coisa e aquilo começou a fazer mais sentido”, explica Ana Paula.
Parceria. Percebendo a necessidade da amiga argentina de ampliar os negócios, Ana Paula resolveu se juntar a Paula em dezembro do ano passado (2016) e depois de muitos estudos, de diferentes planos de negócios, chegaram ao conceito da LasPaulas.
A princípio, a LasPaulas vai oferecer um menu com nove opções de empanadas congeladas e alguns doces. Tudo será produzido numa cozinha montada no bairro Urbanova, em São José dos Campos. O local também servirá de ponto de entrega para os clientes.
“Por enquanto, o espaço não será aberto ao público. Mas existe a possibilidade de expansão. A proposta é, no futuro, fazer pequenos eventos e aliar o vinho ao negócio. Mas, por enquanto, o maior objetivo é continuar produzindo um produto caseiro, saboroso e de qualidade, sem perder esse atendimento humano e próximo do cliente”, diz Ana Paula.
Menu. Depois que “LasPaulas” firmaram a parceria, foram dois meses de testes para fechar o cardápio de empanadas. São três de carne: a clássica, com carne moída; com batata e passas; e carne desfiada.
Tem ainda a de presunto, queijo, tomate e manjericão; a humita (creme de milho tradicional argentino com condimentos); a de cebola e queijo com orégano; a de ricota, nozes e passas; a de frango e a vegetariana/vegana. As empanadas são vendidas em caixas com seis e 12 unidades.
“Para assar, é só levar ao forno por cerca de 15 a 20 minutos. E o cliente pode armazenar congeladas em casa por até três meses”, explica Paula. Já no menu de doces tem a cheesecake, o brownie, e o tabletón mendocino.
“A Ana Paula confia muito no nosso produto. Porque a gente que gosta de cozinhar tem uma paixão natural pela comida, mas quando uma pessoa de fora começa a dizer que é bom, você passa a ter mais confiança também e a acreditar mais e isso ajudou muito”.
Depois de conhecer de perto, não tenho medo de arriscar que São José dos Campos vai ficar pequena para LasPaulas. Elas vão longe, além da Argentina.
Serviço.
LasPaulas