Vinhedo da Stellenbosch Hills

A vinícola Stellenbosch Hills foi criada em 1945, mas pode-se dizer que sua história começou muito antes dessa data. Em 1707, dois agricultores chamados Gerrit Hanseret e Pierre Rochefort receberam terras do governo sul-africano na microrregião de Vlottenburg, dentro de Stellenbosch, a segunda colônia européia mais antiga da África do Sul.

A partir dessas terras, criou-se uma cooperativa agrícola que, depois de algumas centenas de anos, se tornaria a produtora de vinhos Stellenbosch Hills. Como contam os atuais proprietários da vinícola cheios de orgulho de sua história: “desde os primeiros anos desse projeto agrícola, por volta de 1700, videiras já eram cultivadas ali, ou seja, trata-se de uma das primeiras regiões da África do Sul a produzir vinhos”.

Polkadraai Pinotage Merlot
Polkadraai Pinotage Merlot

Hoje, os dois principais responsáveis pela produção dos vinhos na Stellenbosch Hills são James Ochse e PG Slabbert, ambos com vasta experiência no cenário vitivinícola sul-africano.

Uma de suas criações mais interessantes é o rótulo Polkadraai, cujo nome é uma homenagem à sinuosa estrada que conecta os vinhedos da produtora. Essa área localizada aos pés da cadeia de montanhas chamada Cape Fold Belt possui solos ricos e clima moderado de estilo mediterrânico, formando assim um dos melhores terroirs da África do Sul para produção de vinhos finos.

Ali foram cultivadas as uvas Pinotage e Merlot, que compõem o Polkadraai. Antes de ser comercializado, o vinho estagiou por 6 meses em barricas de carvalho francês e americano. Já o potencial de guarda desse exemplar é de até 5 anos.

O aroma de um 100% Pinotage é bastante característico, remete a frutas silvestres maduras (principalmente ameixa e framboesa), com toques de especiarias e chocolate. Na boca é um vinho de médio corpo, com taninos macios e excelente acidez.

Por ser um vinho jovem, que não passou longo período em barrica, no paladar ele se mostra extremamente fresco, vivo! A temperatura ideal de serviço fica entre 16°C e 18°C. Massas, queijos maturados ou carnes vermelhas grelhadas, como maminha, fraldinha e picanha seriam ótimas harmonizações para esse vinho.

Texto do Sommelier Rodrigo Ferraz – Direitos Reservados

Deixe uma Resposta

17 + 10 =