Escondidinho de pinhão do restaurante Drão, em Cunha

Cunha, Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal promovem eventos gastronômicos e mostram a versatilidade da semente em pratos doces e salgados

Devo confessar que não sou muito fã do outono e do inverno, mas não posso negar que as estações mais frias do ano também têm seus atrativos. Pra uns, a moda e as roupas elegantes; pra outros, o clima ameno, favorável para dormir ou menos agressivo pra quem pratica exercícios físicos. Pra mim, o atrativo, claro, só poderia ser a gastronomia.

Se o outono não chegasse, o que seria de nós sem o pinhão, por exemplo? Há duas semanas estive em Santo Antônio do Pinhal e as ruas já estão tomadas pelos vendedores das sementes de araucárias. Claro que não resisti e comprei logo duas porções.

O pinhão – segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) —  é um alimento rico em fibras e tem vários minerais como o ferro, o cálcio e o fósforo, além do potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial.

Outro benefício atribuído ao pinhão é a prevenção das doenças cardiovasculares, já que ele tem ácidos graxos linoleico (ômega 6) e oleico (ômega 9), que contribuem para a redução do colesterol no sangue.

Diante de tantos benefícios, não tem como recusar um prato de pinhão cozido, tem? E se você acha que pode ser enjoativo, que tal aproveitar os festivais gastronômicos que acontecem em Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e Cunha para experimentar combinações do ingrediente em diferentes pratos.

Truta com pinhão é um dos carros-chefes da cheg Anouk Migotto, no restaurante Donna Pinha
Truta com pinhão é um dos carros-chefes da chef Anouk Migotto, no restaurante Donna Pinha

Receitas. Gerwin de Koning, dono do restaurante Drão, em Cunha, com o sócio Fernando Florence, conta que o pinhão, por não ter um sabor muito marcante, “vai bem” com muita coisa, isso inclui pratos salgados e doces.

“Faço um molho de pinhão tipo glace que vai na truta ou no filé mignon que faz muito sucesso. Tem também o risoto com gorgonzola, pêra e pinhão. Para sobremesa, faço um strudel de pinhão e carambola curtida na cachaça envelhecida”, conta Koning.

No restaurante Donna Pinha, da chef Anouk Migotto, em Santo Antonio do Pinhal, a truta com pinhão é um dos carros-chefes durante o Festival da Truta & Pinhão, mas há muitas outras receitas preparadas com a semente.

Para quem gostar de colocar a mão na massa, a dica é aproveitar a agenda de workshops gratuitos, realizados no espaço gastronômico do Senac Campos do Jordão, durante a Festa do Pinhão da cidade.

Os participantes poderão aprender diversas receitas, como o pernil de porco ao molho de pinhão com mousseline (uma espécie de purê) de mandioquinha e crocante de bacon; o arroz de galinha caipira com telha de pinhão; além de sobremesas diversas, pão e até hambúrguer de pinhão. Os workshops seguem até 30 de abril. É só se programar!

– 17 ª Festa do Pinhão de Cunha

Até 7 de maio, na Praça da Matriz e restaurantes da cidade

– 56ª Festa do Pinhão de Campos do Jordão

Até 1º de maio na Praça do Capivari

Confira a agenda de workshops do Senac aqui.

– Festival da Truta & Pinhão

Até 1º de maio na Praça do Artesão e restaurantes da cidade

Deixe uma Resposta

17 − 4 =