Resgatar a tradição da comida caipira, dos ingredientes e modos de fazer locais. Esse é um dos objetivos da “Redenção Sabor e Arte”, feira organizada pelo Instituto Cultural Santa Cruz do Paiolinho e que acontece nos dias 11 e 12 de março em Redenção da Serra.
“A proposta é envolver a comunidade e valorizar a gastronomia e a arte local. Com isso queremos tornar a cidade uma referência em cozinha caipira e, assim, criar um fluxo de turistas e movimentar a economia, com geração de emprego e renda”, afirma Ana Neri, presidente do Instituto do Paiolinho.
Durante o evento, os turistas e visitantes da feira gastronômica poderão apreciar comidas de boteco e tira-gostos produzidos a partir de iguarias típicas da região.
“Os pratos que serão servidos são aqueles do dia a dia das pessoas, principalmente dos moradores da zona rural, como o frango caipira, a pamonha e também o peixe, criado na represa. Serão receitas bem simples, mas muito saborosas”, garante Ana Néri.
Além de experimentarem os pratos, os participantes do evento ainda poderão conhecer mais sobre a comida caipira em diversos workshops programados para o final de semana.
A abertura será no sábado dia 11, às 12h, com almoço (que segue até as 17h). A tarde segue com a oficina “Soca Paçoca” e o workshop “Comida de Boteco”, que será ministrada em parceria com o Senac. À noite, às 19h, começa o festival “Comida de Boteco”.
Já no domingo, dia 12, a programação tem início às 10h com o workshop “Cachaça”, também ministrado pelo Senac. O evento segue com as oficinas “Soca Paçoca”, “Como se faz a rapadura” e “Doces Caipiras” e encerra com show musical a partir das 19h.
Todas as atividades são gratuitas e as inscrições serão feitas na hora. As vagas são limitadas.
Outro atrativo da feira é a exposição e venda de produtos artesanais, entre eles queijos e doces. Quem passar por lá poderá adquirir ainda produtos originários da agricultura familiar local.
Serviço:
Redenção Sabor e Arte
Dias 11 e 12 de março
No Centro da Melhor Idade – Redenção da Serra