Família Coronel: Benê e Rogéria ao lado dos filhos Rogério e João Paulo. Foto: Gilberto Freitas/Divulgação

Para quem já está no clima do Carnaval, amanhã tem um motivo a mais para festejar. É que o boteco mais tradicional de São José dos Campos, o Coronel, inicia amanhã as comemorações do seu aniversário de 25 anos com uma noite regada a samba rock com Pitty Couto, boa comida e amigos. A família anfitriã, formada pelo casal Rogéria e Benedito Córdoba, e os filhos João Paulo e Rogério, espera recepcionar os convidados com a casa cheia.

Quem é frequentador do bar sabe que qualquer um dos quitutes da casa é de encher os olhos. Amanhã, antes de cantar parabéns, fica a dica: além do chopinho gelado, vale apostar no pastel de filé mignon com Catupiry e alho, que é a novidade da vez, ou, então, na porção de provolone à milanesa (custa R$ 25 por ocasião do aniversário).

“Temos algumas novidades no cardápio e lançaremos outras. Trouxemos porções que remetem à inauguração do bar e estão fazendo sucesso. O preço promocional é pelos 25 anos da casa”, contou o empresário João Paulo Córdoba, 32 anos, à época da inauguração, um garotinho de apenas 7 anos.

“Tenho muitas lembranças. Morávamos em uma casa de fundos na Vila Maria, meu irmão tinha 1 ano e chorava muito. Aos 11, passei a trabalhar no bar. Eu atendia as mesas, tinha salário e tudo”, disse João Paulo, ao reforçar que o pai o ensinou a trabalhar desde cedo.

Para quem não sabe, a trajetória do Coronel começou em 1992, quando o Benê, como carinhosamente é conhecido pela clientela, juntamente com uma tia, comprou o bar de outros dois tios que não estavam mais interessados no negócio. Um homem de visão, ele sempre namorou a esquina entre a Coronel José Monteiro e a Francisco Rafael porque achava que o ponto tinha potencial para virar um boteco clássico, aos moldes do paulistano Bar do Léo, que até hoje é uma referência para a família. Benê estava certo.

“Em 1995 a sociedade foi desfeita. Meu pai comprou o bar em sua totalidade. Três anos depois, a transformação começou quando a casa passou a vender chope. Para muitos, isso era uma loucura, pois venderíamos um produto que pede um público mais exigente, em uma área onde esse público não existia. E essa era a aposta: trazer o melhor público para o bar e transformá-lo em um dos melhores botecos da cidade”, contou o filho.

Acrescenta nesta receita de sucesso o talento na cozinha da dona Rogéria, que muito antes do Coronel já era uma salgadeira de mão cheia, trabalhando duro para dar conta das encomendas. Para a família, esses e mais alguns fatores definem a trajetória bem sucedida do estabelecimento. “O principal deles é o carinho e o olhar que o meu pai tem pelo negócio. Ele cuida disso como se fosse o filho mais novo dele. E outra, trabalhar com produtos de extrema qualidade. Não aceitamos que nada chegue na mesa do cliente com a qualidade inferior a que gostaríamos de ser servidos também.”

Depois da comemoração de amanhã, podem aguardar que vem outras ações por aí para ressaltar os 25 anos de história do bar, incluindo a tradicional Feijoada do Coronel, agendada para o dia 22 de julho, que deve receber um sambista de renome (palpites?). Ah, e quem for amanhã à noite prestigiar o bar, estenda as saudações ao caçula do família que está fazendo aniversário hoje: parabéns, Rogério!

O Bar do Coronel fica na rua Francisco Rafael, 298 – Centro, em São José dos Campos. Telefone: (12) 3921-3141.

 

Deixe uma Resposta

13 − 2 =