O morango vendido em qualquer barraquinha pode virar uma sobremesa oriental. Foto: André Yamamoto/Divulgação

A comida de rua não é um movimento novo, ela sempre existiu. Vivemos em uma época onde o mercado absorveu o conceito “comida de rua” de uma maneira que se perdeu o real sentido. Food Truck, Bike Food e outras nomenclaturas para o mercado gastronômico são criadas todos os dias. E isso não é ruim, não.

É importante valorizar outras vertentes para movimentar o mercado. Mas, e o vendedor de coco com pastel ou a vendedora de morango que faz vitaminas? Quem nunca viu uma barraquinha vendendo frutas nas ruas? Daquelas bem fresquinhas, muitas vezes, orgânicas.

Tudo isso faz parte da comida de rua e ainda percebo que consumidores, amigos e até colegas de profissão ainda se confundem nesse meio. É por isso que esta coluna será destinada a explorar a comida de rua e suas vertentes.

Vamos juntos? Espero que gostem!

Mãos à obra: Kanten de água de coco com morangos

Aproveitando que falamos sobre vendedores de frutas, certamente você já cruzou na sua cidade com um vendedor de morango na rua com sua banca ou carrinho. Pois é, esta fruta está entre uma das 20 mais consumidas no Brasil.

Temos uma enorme variedade de receitas com essa delícia e difícil mesmo é encontrar quem não goste de morango, pois sua beleza enche os olhos, seu azedo é delicado e sua textura consegue despertar memórias como aquela doce travessura da nossa infância. E para estrear minha primeira receita na coluna COMIDA DE RUA, pensei em mais uma fruta ou, melhor, no líquido que ela nos dá: água de coco. Refrescante para os dias quentes e ainda oferece muitos benefícios para a saúde.

Já pensou em água de coco com morangos? Então, se liga nessa versão:

Kanten de água de coco com morangos, receita de Ricardo Felizardo. Foto: André Yamamoto/Divulgação
Kanten de água de coco com morangos, receita de Ricardo Felizardo. Foto: André Yamamoto/Divulgação

INGREDIENTES
½ Litro de água de coco
1 caixa de morangos
½ envelope de gelatina de algas (Ágar-ágar)
1 Colher (sobremesa) de suco de limão
Açúcar a gosto

MODO DE PREPARO
1 – Em um recipiente, coloque a água de coco e os morangos. 2 – Use um mixer ou liquidificador para misturar as frutas. Bata por quatro minutos. 3 – Acrescente o suco em uma panela, em fogo baixo e, em seguida, acrescente o suco de limão e a gelatina de algas hidratada conforme as instruções da embalagem. Cozinhe lentamente por no máximo cinco minutos. 4 – Desligue o fogo e espere dois minutos. Coloque em pequenas formas e leve à geladeira. Sirva após uma hora.

_MG_9025 _MG_9029

_MG_9075 _MG_9100

 

Dica: Este preparo não precisa ser conservado em refrigeração, mas servir geladinho é bem melhor!

Deixe uma Resposta

oito − 2 =