Costela no bafo, preparo leva 12 horas e acompanha farofa defumada, batata rústica e vinagrete com limão do quintal

Passeando pela área rural entre Santo Antonio do Pinhal e Campos do Jordão, uma descoberta daquelas que pode tornar seu dia inesquecível. No Lageado, conhecido pela cachoeira famosa que leva o nome do bairro, vale uma parada no Rancho Zig Zag.

A propriedade começou a funcionar há pouco mais de dois anos como pousada, tem quatro chalés e o restaurante atendia apenas os hóspedes no café da manhã. Depois, os donos começaram a servir petiscos, surgiram os pratos do dia e, hoje, o menu está recheado de opções que caíram no gosto do público.

Jucélia Costa Manso, dona do espaço, é quem comanda a cozinha que serve receitas inspiradas em ingredientes de produtores locais, como o shitake produzido no bairro. Outra característica marcante é a pegada artesanal. Tudo é feito na hora, com temperos da própria horta.

“Nosso carro-chefe é a costela no bafo, que serve duas pessoas. Ela fica 12 horas no forno à lenha e depois é porcionada com batata rústica, farofa defumada e uma ‘citronete’, uma versão da vinagrete feita com tomate cereja, gergelim branco e preto e limão do quintal”, conta Jucélia.

Tem ainda o cupim no bafo, servido empratado, com duas postas que somam aproximadamente 400 gramas de proteína. Se estiver em casal e pedir alguma entrada, como as bruschettas feitas com pão rústico de fermentação natural, dá pra dividir o prato tranquilamente.

“As nossas parmegianas, de carne, frango ou berinjela, também saem bastante e são gratinadas no fogão à lenha com molho artesanal. Para quem gosta de peixe, tem as trutas nas versões ‘castanhas e ervas’, com amêndoas defumadas’, acompanhada de aspargos e batatas; e a ‘maracujá e mel’”, diz. Os preços dos pratos variam de R$ 40 a R$ 60.

As massas também merecem atenção e são feitas na hora pela Jucélia. Ela conta que tem cliente que gosta de ver a produção e acompanha todo o processo de perto. O talharim, por exemplo, leva açafrão e sai muito com molho quatro queijos gratinado.

“Outras opções de molhos são o shitake ao sugo e castanhas ao pesto de manjericão. E também faço a lasanha de shitake, que pode ser vegetariana ou vegana. Esta última com massa integral e sem ovos”, explica.

E não terminou. A criatividade e dedicação da Jucélia também é nítida nas sobremesas. Para o público vegano tem um brownie com massa e suspiro de grão-de-bico. Agora, os queridinhos mesmo são os sorvetes.

“Um dos mais pedidos é o de cinco queijos (todos da região), com calda de goiabada cascão e vinho do Porto. Se você gosta de sabores mais cítricos, tem o de physalis, com base de tangerina, ou ainda o de frutas vermelhas, que leva geleia feita com mel e vinho”, conta. Quem gosta mesmo de doce, vale experimentar o sorvete de doce de leite. Ele é finalizado com paçoca, feito por uma produtora da região no pilão, e leva cardamomo no preparo.

O restaurante do Rancho Ziz Zag funciona aos finais de semana e feriados, das 11h às 18h30. À noite e durante a semana só com reserva pelo tel. (12) 99628-6963.

Deixe uma Resposta

14 − oito =