Truta com molho de juá, receita do Festival da Quaresma, no Donna Pinha

Quem conhece minha família sabe que minha educação religiosa aconteceu dentro da igreja católica. Tenho muito orgulho disso! E uma das coisas que aprendi, e procuro respeitar, é a fazer abstinência de carne vermelha na quarta-feira de Cinzas e na sexta-feira da Paixão.

Lembro-me que, quando era criança, naturalmente o peixe ficava mais presente na nossa mesa e as pescarias também se tornavam mais frequentes durante a Quaresma. Os lambarizinhos pescados nas valetas que cortavam as plantações de arroz no distrito de Quiririm viravam porções generosas de “mistura” para acompanhar o tradicional arroz com feijão, farinha e limão. Uma delicia!

Com o passar dos anos a pescaria diminuiu – não me lembro a última vez que comi lambari –, mas, graças à profissão que escolhi, tive a oportunidade de conhecer e provar outros peixes, novos sabores. E, nessa época, virou tradição pra mim provar os pratos do Festival da Quaresma que a chef Anouk realiza no Donna Pinha (Santo Antonio do Pinhal), um dos meus restaurantes favoritos na região.

Neste ano, o Festival segue até o dia 1º de abril (domingo de Páscoa), e, claro, que a estrela no menu é a truta, peixe que é muito consumido na Serra da Mantiqueira e há anos é destaque no cardápio dos restaurantes da região.

Escondidinho de truta

Pra quem já conhece o Festival da Quaresma, o evento é a oportunidade de provar pratos consagrados como a moquequinha ou ainda o escondidinho feitos de truta.

“Entre as novidades desse ano temos a truta ao molho de juá (physalis), fruto produzido em Santo Antônio e que, além de ser muito rico em vitaminas e desintoxicante, tem um sabor ácido que casa perfeitamente com a truta”, conta Anouk.

Outra opção é a truta caipira, com molho de maracujá acompanhada de abóbora e quiabo. E, além desses pratos, a chef conta que o menu ainda inclui receitas sem peixe para vegetarianos e veganos, público que tem crescido bastante e procurado cada vez mais o Donna Pinha e seus festivais gastronômicos.

A Taça de Páscoa é boa pedida de sobremesa: sorvete de chocolate com chocolate branco picado. Tem também a torta de amêndoas com brigadeiro branco e morango. De dar água na boca até em quem não é muito fã dos doces.

 

Festival da Quaresma

Ate 1 de abril no Donna Pinha
Av. Antonio Joaquim de Oliveira, 647 – Santo Antonio do Pinhal
Tel. (12) 3666-2669

Deixe uma Resposta

seis + quatro =