No artigo anterior falei um pouco sobre minha gratidão pelas minhas avós, que me ensinaram valores fundamentais para ser uma boa cozinheira, como gratidão e amor pelo que faz. Mas, aqui, eu queria falar um pouco sobre o meu avô e a lição que ele deixou para mim.

Vô Imil é um senhor de nome estranho, árabe, e com um bom humor como nunca vi igual! Nada tira ele do sério. Desde que me lembro, ele faz exercícios e toma sol. Sim, sol! Ele diz que sol é vida!

Já foi jogador de futebol, ensinou tênis para as netas e jogava quase diariamente, até próximo aos 90 anos (hoje, ele tem 95 e só fica com a parte de tomar sol) e sempre fez alguns exercícios malucos em casa, sozinho, mas que tenho que confessar, dão resultados. A pele dele é incrível! Rugas você quase não vê (lembre-se, ele tem 95 anos).

E ele é forte! Sim, adora mostrar o “muque” e dizer que ele é mais forte que você, e geralmente é mesmo. Mantém-se na ativa, vai à feira, à farmácia, à padaria, ao banco, entre tantos outros lugares. E faz tudo a pé! Será esse o segredo de uma vida longa e saudável?

Bom, tem mais um detalhe que ainda não contei. A alimentação do meu avô é impecável! Frutas, verduras e legumes nunca faltaram na cada deles! Ele e minha vó Elsa estão casados há 67 anos e mantém a mesma dieta, mas a dele tem alguns detalhes que fogem à regra. Por exemplo: ele não come manteiga, na verdade não passa nada no pão porque diz que faz mal. Açúcar é muito raro vê-lo comer, assim como café. Afora isso, come de tudo, moderadamente. Até chope ou cachaça ele bebe de vez em quando. Ele diz que o grande segredo é não ser radical e isso é justamente o que a Ayurveda* diz e que acredito muito.

Ser saudável é comer um pouco de tudo, sem excessos. É praticar exercícios sem estafar seu corpo, mas mantendo sempre o movimento. É sim comer aquela pizza no final de semana, ou mesmo na segunda-feira, por que não se ela te faz bem? Mas acredito que principalmente é saber os limites do seu corpo e como ele reage a cada tipo de alimento.

Por isso, não acredito nessas dietas da batata doce com frango, ou a dieta da proteína ou da gordura. Eu acredito na diversidade, sempre evitando alimentos ultraprocessados, porque esses não têm nada de bom e não fazem bem a ninguém. Agora, qual o problema de se jogar no nhoque caseiro que a sogra fez? Ou no tutu que é a especialidade da vizinha?

Ser saudável também significa ser feliz e curtir o momento. Veja o exemplo do meu avô! Não deixa de comer nada se tiver vontade, mas também não exagera. E com 95 anos está mais saudável e forte que muita gente de 30 (acredite, é verdade!).

Esses dias eu li uma coisa muito interessante. A palavra “dieta” é de origem grega “diaita” que significa “modo de viver”. Isso significa que não está associada à restrição ou penalização, mas sim a prazer e autoconhecimento. Você precisa saber exatamente a que seu corpo não reage bem e qual alimento específico você deve evitar. Simples assim!

Então, vamos juntos, eu, você e meu avô, rumo a uma dieta feliz, saudável e bem variada?

 

*Ayurveda é a medicina tradicional indiana que atua na prevenção da doença e diz, entre outras coisas, que a vida precisa ser equilibrada em todos os aspectos: profissional, pessoal, amor, alimentação, exercícios, entre outros. E diz também que a flexibilidade é essencial para uma vida plena e feliz. Flexibilidade até nos ensinamentos da própria Ayurveda.

2 Comentários

  1. Parabéns!
    Que artigo singelo com o seu Vovô! Gostoso de se ler como saborear as deliciosas comidinhas tão bem preparadas por você!
    E com Sabedoria você passa sugestões de uma vida longa com Alimentação saudável
    Notei tbém que está no “forno”outra atividade! A de escritora !
    Obrigado, Eduardo

Deixe uma Resposta

oito − dois =