Estava sentado na mesa da cozinha, em casa, com a agenda e meu caderno de anotações abertos, pensando em qual seria o tema da coluna dessa semana. “É sábado de Carnaval, seu negão”… quem será que vai ler isso? Uma matéria que já está apurada e só falta escrever, alguma das cerca de 10 casas que ainda não falei nesse espaço e que merecem figurar por aqui, alguma nova tendência gastronômica?

Entre uma ideia e outra me lembrei que não tinha nada pronto para o almoço, e como nesse começo de ano tive que abrir mão de algumas comodidades, como comprar comidinhas congeladas de quem confio — por conta daquelas contas e impostos que emagrecem a carteira de qualquer um –, teria que ir pro fogão.

“Droga, com tanta coisa pendente na lista de afazeres, tenho que perder tempo cozinhando?”, pensei. E não demorou um minuto para a crise de consciência chegar e me tirar do meu “foco principal” e desacelerar minha manhã de terça-feira.

“Quer dizer que você pode ter três trabalhos diferentes; trabalhar, em média, de 10 a 12 horas por dia (ah, mas com vários intervalos, para café, almoço etc), e mesmo assim, ficar apertado todo começo de ano para conseguir pagar as contas em dia; mas não pode dedicar pouco mais de uma hora da sua terça preparando a sua comida? Claro que posso! E não só posso como devo! Afinal, só escrevo nesse espaço para, entre outras coisas, estimular as pessoas a comerem melhor e mais saudável. E qual exemplo você dá?”

Pois é, mesmo com tanta informação, a gente, às vezes, cai nessas ciladas que a rotina corrida arma pra gente. Felizmente, tenho conseguido respostas rápidas quando faço esses questionamentos sobre o estilo de vida que estou tentando levar. E você? Está “perdendo” quanto tempo na cozinha para preparar “as suas” refeições?

Talvez você não precise abrir mão de algumas comodidades como eu e, mesmo com todos os impostos e contas do começo do ano, esteja almoçando fora, jantando comida congelada… Mas como e o que esse restaurante usa no preparo da “sua comida”, quem é que faz e como faz esse congelado? Espero que ele não seja industrializado!

Se você não tem essas respostas, ou até tem e está incomodado com as respostas mentais que estão circulando por sua cabeça agora, talvez seja hora de repensar algumas coisas.

Ah, enquanto fui pra cozinha preparar meu arroz com feijão, esse texto foi se montando na minha cabeça. Em cerca de uma hora tinha comida fresca pronta e uma coluna inteira escrita. Mais uma lição… às vezes a gente acha que vai perder tempo, mas ganha além do esperado!

Deixe uma Resposta

5 × 1 =