Massas de fermentação longa, como as das receitas da Consagrado Pão Artesanal estarão em alta

O que será que o mundo da gastronomia nos reserva para 2018? O Relatório de Tendências Culinárias do Grupo Sterling-Rice 2018 criado por um grupo de mais de 170 profissionais, entre eles chefs e especialistas em alimentos, traz alguns palpites com base em pesquisas e análises de informações  internacionais:

Café com especiarias: você conhece o chai, aquela típica bebida indiana à base de ervas e especiarias? Pois é, o seu café deve se familiarizar com ela,  dar adeus ao leite e ganhar novos sabores além da canela, que já é bastante usada no preparo da bebida. Que tal raspas de laranja e cravo pra começar?

Umami no café da manhã: uma espécie de crepe muito popular no café da manhã dos chineses, o “jianbing” deve ganhar espaço na gastronomia internacional. Em Nova Iorque, já é possível encontrar a comida de rua que leva ovo, vegetais em conserva, ervas etc. Claro que adaptações para adequar às culturas locais devem acontecer. Nos Estados Unidos, por exemplo, há receitas com salsicha, bacon e costela de porco. Tudo com molho rico em umami!

Moringa – o novo chá verde: muito se fala dos benefícios do chá verde para o organismo. Agora, os consumidores devem contar com um novo aliado para a saúde: o moringa. As folhas da planta também conhecida como “árvore da vida” têm mais proteína, fibra, cálcio e vitaminas do que o próximo matcha (chá verde).

Massa lenta: os pães artesanais e a fermentação natural, mais longa, devem ganhar ainda mais força. Nós falamos sobre eles aqui nesse espaço em 2017 e conhecemos casas especializadas como a Consagrado Pão Artesanal. Boa notícia pra quem não abre mão de pães, pizzas e outras receitas com farinha já que as receitas com fermentação natural são mais fáceis de digerir e não costumam causar aqueles desconfortos dos fermentos industrializados. Tudo para seguir a onda da comida saudável!

Culinária birmanesa em alta: uma mistura de sabores e ingredientes chineses, laosianos, indianos e tailandeses devem conquistar a nossa mesa. Reserve espaço para o tofu, tahine, zaatar e outros itens ricos em aromas e sabores.

Além do Instagram: os cozinheiros devem explorar ainda mais o visual dos alimentos. Se você acompanhou o Masterchef Profissionais 2017, deve se lembrar que os participantes foram desafiados a criar receitas com estética diferenciada para serem fotografadas por especialistas. Alias, vai surgir muita gente capacitada para transformar fotos de pratos em verdadeiras obras de arte, vai ter curso pra isso. E os cliques devem ir muito além dos posts na sua timeline no Instagram. Já pensou em visitar um instalação de arte para apreciar pratos e criações de chefs? Ou quem sabe um “foodzeum”… isso mesmo, um museu de comida! Sua experiência visual com os alimentos nunca mais será a mesma depois de 2018!

Deixe uma Resposta

8 + 12 =