Receita tradicional: Fornarina foi inaugurada em 1985 - Foto: Divulgação

O que uma pizza precisa ter para ser perfeita pra você? Pra uns, uma massa fina e leve. Pra outros, muito recheio. Pra mim, a massa é, sim, muito importante. Já o recheio exagerado, dispenso. Prefiro o equilíbrio.

Sei, no entanto, que as opiniões podem ser bastante controversas quando o assunto é “a pizza perfeita”, por isso, pedi a ajuda de amigos para trazer na coluna de hoje indicações de lugares para quem quiser comemorar o Dia da Pizza, celebrado no Brasil na próxima segunda (10 de julho).

Fiz uma enquete no Facebook: “Qual a melhor pizzaria na nossa região?” O post recebeu mais de 50 comentários, alguns, com mais de uma indicação. E o resultado foi o que apresento a seguir.

Em primeiro lugar, com 13 indicações, ficou o Armazém da Pizza, de São José dos Campos. E devo concordar que a casa tem uma das melhores, se não a melhor pizza que já comi. Aquele equilíbrio que falei no começo, entre a massa fina e leve e o recheio, existe aqui.

Armazém da Pizza está entre as melhores da região
Armazém da Pizza está entre as melhores da região na opinião do público.

Lembro-me quando minha amiga Juliana Costa me recomendou, há alguns anos, a pizza “Aliche”, feita com filés de aliche importado. Na ocasião, fui conhecer a casa e experimentei essa receita que me agradou muito.

A Fornarina, em Taubaté, foi a segunda mais indicada no post, com 12 recomendações. A pizzaria é uma das mais tradicionais da região e foi inaugurada em 1985, no mesmo ano em que foi criado o Dia da Pizza no Brasil.

Entre as principais características da Fornarina, na minha opinião, também está o equilíbrio entre a massa e o recheio. Apesar de a massa ser fina, as bordas são grossas, vistosas, e dão um aspecto bem bonito ao prato.

Pizza de Aliche do Armazém, em São José dos Campos
Pizza de Aliche do Armazém, em São José dos Campos: receita é uma surpresa boa à mesa

No TripAdvisor. Para deixar as indicações um pouco mais abrangentes, também fui conferir no TripAdvisor quais são as três melhores pizzarias ranqueadas na duas cidades, levando em consideração a pontuação.

Em São José dos Campos, o Armazém da Pizza volta a figurar em primeiro lugar, seguido da Troina, em segundo, e do Golden, em tercerio. Ainda acrescentaria nessa lista A Pizza, que fica na Avenida Andrômeda. Recebi a recomendação dessa última durante uma happy hour no Bar do Deis.

Na primeira oportunidade, liguei no delivery e me surpreendi positivamente. Descobri, inclusive, que A Pizza, representada por Alexandre Xavier, ganhou o 1º Campeonato Nacional de Pizzaiolos, realizado em 2016 pelo Instituto Conpizza e o Moinho Anaconda.

Já em Taubaté, a Fornarina também é a mais recomendada no TripAdvisor, seguida do Peperone Restaurante e Pizzaria – que também é muito boa – e da Pizza Nostra, ambas no centro da cidade.

Por fim, indicaria ainda a pizza do Empório Pizza Bar, no bairro Jabuticabeira. O lugar é bastante aconchegante e a pizza bem feita, com preço bacana.

Anotado? Então é só escolher. E que seu Dia da Pizza seja muito saboroso!

Deixe uma Resposta

11 − 5 =