A escritora Denise Godinho, autora de 'Capitu Vem Para o Jantar', participa de evento em Taubaté. Foto: divulgação

Uma boa opção para aproveitar o feriado de Tiradentes é participar amanhã, às 18h, no Taubaté Shopping, de uma conversa que promete ser deliciosa com a escritora Denise Godinho, uma das convidadas da Semana Monteiro Lobato 2017.

Jovem, fã de literatura e de cozinha, a autora do blog “Capitu Vem Para o Jantar” visita Taubaté para desvendar a culinária que existe por trás de grandes clássicos da literatura, incluindo obras do escritor taubateano que criou a série “Sítio do Picapau Amarelo.” Se Monteiro Lobato estivesse vivo, teria completado 135 anos no último dia 18 de abril.

“Em seus livros, ele costumava utilizar a gastronomia como forma de protesto e valoriza a comida tipicamente brasileira”, disse Denise Godinho, ao se referir sobre o criador da série “Sítio do Picapau Amarelo.”

No bate-papo intitulado “À mesa com escritores brasileiros”, a convidada compartilha peculiaridades das suas pesquisas e também receitas clássicas como o bolinho da Tia Nastácia. “No livro ‘O Minotauro’, a Tia Nástácia é raptada do casamento de Branca de Neve, Refém e com medo do que pode acontecer, começa a fazer vários bolinhos. O personagem Minotauro fica tão apaixonado pela receita que decide a libertar.”

Pesquisa. O trabalho de Denise Godinho é relativamente novo. Há três anos ela colocou no ar o blog “Capitu Vem Para o Jantar” após reler o clássico “Dom Casmurro”, de Machado de Assis. Foi então que dando atenção a outros detalhes, percebeu que o escritor era louco por doce, especialmente por cocadas.

Logo, a proposta de desvendar a gastronomia contextualizada nas obras de literatura ganhou visibilidade na internet e agradou tanto que no final do ano passado o projeto virou seu primeiro livro de nome homônimo à página virtual pela editora Verus.

download

“Às vezes, durante a leitura deixamos passar batido alguns detalhes importantes do livro. O Machado de Assis, por exemplo, até nos artigos que escrevia para jornais cariocas deixava transparecer sua paixão por doces recomendando confeitarias”, declarou.

Atualmente, a escritora se dedica ao seu canal no YouTube, onde se aproxima dos seguidores ao colocar a mão na massa para testar as receitas. Denise também se organiza para futuramente lançar outros livros. “A comida tem um papel fundamental nas histórias porque contextualizam o cenário histórico e cultural. Alguns escritores descrevem por inteiro as receitas e o Eça de Queiroz, é um deles.”

Serviço. A palestra “À mesa com escritores nacionais” com Denise Godinho acontece amanhã, às 18h, no Taubaté Shopping (Av. Charles Schnneider, 1.700, Vila Costa), em Taubaté. A entrada é gratuita. Acesse o blog da autora: http://capituvemparaojantar.com/

Deixe uma Resposta

treze + três =