O cacaueiro (planta) é nativo de uma região que vai do México, passa pela América Central, até chegar à região tropical da América do Sul. Ele é cultivado há pelo menos três mil anos. Bastante, não é?

Inicialmente, o produto era consumido na forma de uma bebida quente e amarga, de uso exclusivo da nobreza. Nada agradável ao paladar europeu! Então, na Europa, adicionaram canela, anis e açúcar de cana… e a bebida popularizou.

O chocolate e a saúde

O chocolate é um alimento adorado por quase todo planeta.  Ele é considerado irresistível e consumimos compulsivamente. Outros, precisam evitá-lo por diversos motivos. Mas, acredite, ele traz vários efeitos positivos para a saúde.

O cacau em pó ou o chocolate amargo são benéficos para o sistema circulatório, estimulantes cerebrais, entre outros.  É um produto fonte de energia.

Isso sem falar dos flavonóides, categoria de compostos que também estão presentes no vinho, no chá verde, nos vegetais e frutas, e também têm a capacidade de reduzir o LDL (colesterol ruim) e elevar o HDL (colesterol bom).

Há também alegações de estímulo na comunicação entre neurônios e de que evitam o envelhecimento celular. Alguns relatam também que ocorre uma pequena diminuição na pressão arterial com o consumo, até três vezes por semana, de chocolate amargo.

O cacau em pó ou o chocolate amargo são benéficos para o sistema circulatório e estimulantes cerebrais
O cacau em pó ou o chocolate amargo são benéficos para o sistema circulatório e estimulantes cerebrais

O chocolate, tal como é consumido hoje, é resultado de sucessivos aprimoramentos realizados. Os europeus adoçaram e usaram especiarias para que ficasse ao seu gosto. Depois surgiu o chocolate com leite e logo mais o sólido.

E hoje temos chocolates para todas as formas e gostos. Mérito da tecnologia, técnicas culinárias e desenvolvimento industrial.

Tradição das festas

O chocolate é tradição em épocas de festas no mundo todo como: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados… No Brasil, representa uma festa cristã, em que o símbolo foi sendo alterado ao longo dos anos até chegarmos ao “formato” ovos de Páscoa.

Já os Judeus, na comemoração do Chanucá, presenteiam as crianças com moedas de chocolate, embrulhados em papel! O dia das bruxas (“Halloween”), nos Estados Unidos, é o segundo maior evento em faturamento do mercado de chocolates, o primeiro é período do Natal.

Uma vez ouvi um ditado: “a chocolate a day…keep the doctor away!” Um chef que me ensinou a história, os benefícios e os abusos que cometemos  com o “danado” do chocolate! (rs)

Gosta do ao leite ou branco? Equilíbrio é a palavra!  E para quem se deixar levar nessa Páscoa, saiba que ele é rico em minerais (potássio, cloro, fósforo, cálcio, sódio, magnésio, ferro, cobre e zinco) e vitaminas (A, B1, B2, B3 ).

Uma Feliz Páscoa a cada um de vocês!

 

*A convite de Mariana Grassi, que assina essa coluna, Paula Machuca, escreve hoje nesse espaço.

Chef Paula Soares Machuca

Idealizadora da marca Rudá Spécialités (chocolateria, panificação e confeitaria com equilíbrio. Produtos orgânicos e linha sem glúten, sem lactose e sem ovos).

www.facebook.com/rudaspecialites

Deixe uma Resposta

cinco × 4 =