foto: Beatriz Grassi

“Que o alimento seja teu remédio e o remédio teu alimento”. Hipócrates dizia isso há mais de 2 mil anos atrás. Nossas avós nos diziam que um chá quente curava tudo, ou que mastigar um cravo era o melhor remédio pra dor de garganta. E o leite quente antes de dormir, com uma colherzinha de mel? Infalível para uma boa noite de sono. Mas parece que nós esquecemos tanto os ensinamentos milenares quanto aqueles bem próximos a nós, como os da nossa família.

Pensei muito em qual seria o assunto do meu primeiro artigo. Tenho tanta coisa para dizer e tanta vontade de mostrar para você como pode ser prazerosa e simples uma alimentação saudável, mas optei por começar falando sobre o impacto de uma alimentação inadequada e industrializada.

Você já deve ter ouvido falar que uma má alimentação pode causar uma série de doenças graves, certo? Mas você sabia que A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo?

A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderá chegar a 75 milhões. Mas o que me deixa ainda mais em choque é saber que um estudo internacional, que incluiu o Brasil, revelou que a inatividade física está criando a primeira geração que viverá menos que seus pais(!!!). E o que estamos fazendo para reverter esse quadro? Nada.

A maioria das pessoas só passa perto de um estilo de vida saudável quando precisa enfrentar o diagnóstico de algum câncer ou outra doença que surgiu “do nada”. Só que essas doenças levam anos e até décadas para se desenvolver.

Segundo a medicina aiurvédica (a medicina tradicional indiana) 95% das doenças são completamente evitáveis com um estilo de vida que inclui alimentação saudável, meditação e exercícios. E essa é a boa notícia.Você está no controle da situação, basta apenas assumir a responsabilidade pela sua saúde.

Ai você diz: “Como? Não tenho tempo, trabalho muito, não tenho dinheiro” Bom, antes de tudo, esse é um compromisso com sua saúde e sua vida e só VOCÊ pode fazer algo por isso. Mas para te dar um empurrãozinho, tenho algumas sugestões bem simples que podem ser adicionadas no seu dia a dia e que irão te ajudar muito. Vamos lá!

  1. Pare de comprar industrializados – Socorro! Essa é a parte fácil? – Calma! É mais fácil do que você imagina, acredite. O grande vilão é o supermercado e a compra que você faz. Se você não comprar não terá e se não tiver não vai comer. Correto? Então, ao invés de comprar industrializados, substitua por muita fruta, verdura e legumes. Se mesmo assim precisar comprar algumas coisas fora do hortifruti, opte por trocar o miojo (por exemplo) por uma massa integral. Ou a margarina por manteiga. Deixe de usar óleo e passe a usar azeite, troque o açúcar refinado por demerara. Viu como é simples? E além de saudáveis, essas opções são muito saborosas.
  1. Sempre que for cozinhar faça a mais e congele. Assim você terá trabalho apenas uma vez. Isso serve pra muitas coisas como: molho de tomate, hambúrguer, kibe, feijão, sopa e até arroz! Experimente congelar tudo o que faz.Se não ficar gostoso é só tirar essa refeição da sua lista de congelados. Se ficar delicioso, você terá sempre uma comidinha caseira pronta te esperando. E não esqueça de reduzir o sal e usar só temperos naturais. Você vai se surpreender com a variedade de temperinhos secos à venda, e com seus sabores.

exercicio

  1. Faça exercícios! Eu sei….também não sou a maior fã de atividade física, mas é essencial para o desenvolvimento e fortalecimento do nosso corpo. Veja bem, não estou propondo que você fique sarado, todo trabalhado no tanquinho. Só estou sugerindo, no mínimo, 30 minutos de exercícios por dia. Pode ser a caminhada até seu trabalho (trocar o carro pelo tênis, além de fazer bem a saúde ainda ajuda o planta reduzindo a emissão de CO2), pode ser passeando com seu cachorro em ritmo mais acelerado, andando em uma esteira, ou do jeito que sua criatividade permitir. Faça o que você gosta, do jeito que você gosta. Só não deixe de fazer! Outra dica aqui é integrar tarefas com os exercícios, assim você não vai ter a desculpa da falta de tempo. Exemplos? Claro! Ligue pro seu amigo enquanto estiver caminhando (ou para seu chefe para repassar o que será dito na reunião mais tarde), cozinhe com seus filhos, assista seu programa de TV favorito enquanto caminha na esteira…e assim por diante.
  1. Não ofereça industrializados nem açúcar para sua criança. A dica que acho a mais importante de todas! Se ela não conhecer o sabor, não vai sentir falta (nem dar chiliques no supermercado porque querer a bolacha recheada). Simples assim. E você ainda pode testar uma séria de sobremesas e comidinhas saudáveis e ainda convidá-los a ajudar no preparo. Vocês passarão mais tempo juntos e ainda terão refeições deliciosas pra consumir depois. E aqui também vale a regrinha dos industrializados, hein! Nada de adicionar aquelas farinhas para misturar no leite antes de colocar o pequeno na cama. Precisa de um complemento para que ele (ou ela) não acorde com fome durante à noite? Bata leite com banana! Adocicado de forma natural e super nutritivo! E você pode bater com qualquer fruta, misturar vários tipos e ainda colocar aveia….huuummm. Nãoesqueça de ler o rótulo antes de comprar produtos, você vai se assustar com os ingredientes e com a quantidade de coisa ruim que eles carregam.

A mudança de rotina e de cultura nunca é um processo fácil. Mas eu te garanto, se seguir esses passos, vai começar a sentir na prática a diferença. Para você e para toda sua família. Mais leveza, mais saúde e disposição são só alguns dos benefícios. Não sou adepta dessa filosofia saudável para ter uma vida mais longa, mas sim, para ter uma qualidade melhor de vida HOJE e poder aproveitar com toda energia cada dia. Aproveite que o ano acabou de começar e mude seus hábitos para melhor. Que tal tentar e depois me contar como está se sentindo? Feliz 2017 😉

 

Deixe uma Resposta

20 + catorze =