As Maltadas: lúpulo brasileiro é produzido na fazenda Entre Vilas, em São Bento do Sapucaí. Foto: Divulgação

Um dos berços do lúpulo brasileiro, a fazenda Entre Vilas, em São Bento do Sapucaí, sedia em 5 de abril a terceira edição do evento “As Maltadas”. A proposta é lançar um olhar sobre as características do produto nacional por meio de uma vivência. Tudo sob a ótica feminina. Sim, elas entendem de cerveja. E muito!

O roteiro começa com uma visita guiada pela Entre Vilas. Desde 2008, a fazenda na Serra da Mantiqueira produz vinhos de diferentes tipos de uvas. Mais recentemente, depois de quase 10 anos de experiências, o agrônomo Rodrigo Veraldi Ismael também conseguiu cultivar o lúpulo que hoje ocupa uma área de plantação de 10 mil metros quadrados.

A fazenda produz cerca de 600 quilos do insumo anualmente. Usado como conservante no processo de produção da cerveja, a flor também é responsável por sabores e aromas característicos da bebida.

Evento inclui visita à plantação, degustação harmonizada e roda de conversa sobre cervejas especiais e artesanais

Vale lembrar que, apesar de ser um dos maiores produtores e consumidores de cerveja, o Brasil também sempre foi um grande importador de lúpulo já que, tradicionalmente, ele é produzido em grande escala em países com clima mais frio.

É justamente o sucesso improvável do cultivo em solo tropical que Veraldi abordará durante a visita. Além disso, o grupo vai conhecer as características únicas do lúpulo nacional e as qualidades que o levaram para a composição da cerveja comemorativa dos 15 anos da Baden Baden. 

Degustação e produção. A programação segue com uma degustação de cervejas harmonizadas com produtos regionais. A atividade será comandada pela mestre em estilos Taiga Cazarine, que atua como jurada em concursos e é “Beer Huntress”, uma espécie de “caçadora de cervejas”, em um dos maiores e-commerces de cervejas do Brasil.

Depois do almoço no restaurante da fazenda, os participantes fazem uma visita à sala de brassagem, onde a cerveja é produzida e temperada com o lúpulo e outros ingredientes produzidos na fazenda.

Na sequência, antes do café de encerramento, Luiza Lugli Tolosa, sócia fundadora da cervejaria Dádiva, que em cinco anos de atividade já lançou mais de 100 rótulos de cerveja, faz uma roda de conversa em que apresenta inovações para os desafios enfrentados na comercialização das cervejas especiais e artesanais.

Serviço. O evento acontece na fazenda Entre Vilas, em São Bento do Sapucaí, dia 5 de abril, das 10h às 18h. Valor: R$ 290. Inscrições pelo contato.asmaltadas@gmail.com ou pelo tel. (35) 99992-9361. Instagram @asmaltadas

Deixe uma Resposta

quinze − três =