Queijos e vinhos são estrelas de festival no Donna Pinha, em Santo Antonio do Pinhal

Queijo, chocolate e vinho. Três das minhas maiores paixões quando o assunto é gastronomia são destaques nos menus de restaurantes de Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão durante a temporada de inverno.

E pra quem subir a Serra da Mantiqueira nas próximas semanas, a dica é começar o roteiro gastronômico pelo Donna Pinha, em Santo Antônio. A chef Anouk preparou para essa estação o Festival Queijos e Vinhos.

“Temos diversas receitas para aquecer o inverno. Destaque para o queijo de cabra, de produção local (Pindamonhangaba) e para os cogumelos cultivados aqui na Serra e que podem ser harmonizados com um dos rótulos da nossa extensa adega de vinhos”, conta Anouk.

Uma das receitas criadas com as iguarias é o Shitake recheado com queijo de cabra boursin. Tem ainda Truta Defumada com queijo (de cabra ou brie), carré suíno ao molho de vinho e risotos, entre eles o Negro com queijo de cabra e o vegano (com vegetais da horta).

Agora, um minuto de sua atenção para a sobremesa carro-chefe do Festival Queijos e Vinhos: Pétit Gateau de doce de leite, com sorvete de mascarpone produzido localmente. Está bom, ou quer mais?

Seguindo viagem até Campos do Jordão, a parada obrigatória é para curtir o Festival do Chocolate que acontece nas casas do Mercado São Bento (Café Sabor Chocolate, Bar Vemaguet 67, Restaurante Cantinho da Serra, Empório São Bento e loja Sabor Chocolate) e também na Cervejaria Artesanal Caras de Malte.

E não pense você que o ingrediente tema do festival aparece só em receitas doces. Com muita ousadia e criatividade, os chefes introduziram o chocolate em pratos com massa e carnes, além das sobremesas, claro.

O chef Oswaldo Marcelo, por exemplo, que comanda o Cantinho da Serra Grill e o Vemaguet 67, aposta no Agnolotti de chocolate com recheio de requeijão da serra, banana prata e pinhão na manteiga de ervas ou ainda no Confit de pato com molho de chocolate e Vinho do Porto e crocante de parmesão.

Já da cozinha do restaurante Caras de Malte, capitaneado pelo chef Thiago Silva, você deve provar o Filet mignon ao molho de chocolate e funghi fresco com batatas grelhadas ou o Drumet de frango com molho de chocolate com pimenta.

Passando pela Cervejaria, vale ainda pedir uma das bebidas da temporada, a Chocolate Brown Porter com Cacau Sabor Chocolate, que recebe nibs de cacau orgânico e malte torrado na maturação, e ainda a Djalminha, com aromas cítricos e de frutas doces.

E pra quem estiver no Mercado São Bento, vale lembrar ainda que no subsolo funciona o Iceland Bar que está com várias novidades durante o Festival do Chocolate, entre elas o “welcome drink” Choco Ice que leva uísque, licor de cacau, chocolate meio-amargo, leite condensado e chantili. E’ pra brindar ao inverno e suas delicias!

 

Donna Pinha

Rua Antônio Joaquim de Oliveira, 647 – Santo Antonio do Pinhal

Mercado São Bento

Av. Macedo Soares, 123 , Vila Capivari – Campos do Jordão

Caras de Malte

Av. Pedro Paulo, Descansópoles, Campos do Jordão

Deixe uma Resposta

2 × 2 =