Cozinha italiana: Carlos Eduardo Muran está à frente do Família Messina, S. José. Foto: Francine Farfan/divulgação.

Filho de siciliano, Leonardo Messina mostrou que de cozinha italiana ele entende. Afinal, consagrou a pizzaria Troina como uma das melhores da região e há poucas semanas fez um investimento bem assertivo, abrindo aos domingos o seu espaço no Alphaville, em São José dos Campos, para servir ícones da gastronomia da Itália com a inauguração do restaurante Família Messina.

O empresário, casado com a sócia e arquiteta Daniele Reschke, traz no DNA as travessas fartas de comidas, a família reunida em torno da mesa e o patrimônio imaterial das receitas clássicas sendo transmitidas de uma geração para outra.  Aliado a tudo isso, Leonardo visitou os melhores restaurantes do gênero, até selecionar um especialista no assunto, o cozinheiro Carlos Eduardo Muran, convidando-o para assumir o Família Messina.

A qualidade e tradição das receitas que foram incluídas no menu são incontestáveis e o melhor mesmo é ir (de preferência) com a família experimentar. Neste texto, o foco é desvendar um pouquinho de quem é o chef Muran, especialista em cozinha mediterrânea, especialmente feita na Itália, que em agosto completa 36 anos de profissão.

Perfil. Ainda menino, Muran desistiu da faculdade de eletrônica, escolheu trabalhar em um restaurante como caixa, foi se aperfeiçoando e decidiu mergulhar profundamente na área gastronômica. Como consultor, já montou mais de 50 restaurantes, treinou centenas de aspirantes à mesma carreira e como profissional da gastronomia nacional e internacional, já esteve à frente de cozinhas como Lola Parrilla (SP), Monet (SP) e Aquarela (RJ).

Morando em Santo André, o chef está em São José dos Campos, sempre de quinta a domingo, a convite do Família Messina. “A ideia dos pratos que desenvolvemos aqui é com foco nas lembranças de família do Léo (Messina), da sua juventude, da mesa farta com a família reunida, crianças brincando e aquela falação toda da italianada”, explicou Muran, sobre o conceito do cardápio.

O cozinheiro contrasta que a gastronomia nunca esteve tão em alta e que por este motivo, a área passa por um momento de distorção e inovação, o que resulta em perda da verdadeira essência e identidade. Seguindo na contramão deste fenômeno, Muran quer no Família Messina, servir a comida de raiz da Itália, mais especificamente a da Sicília.

“O italiano se incomoda com a perda da gastronomia de raiz. A receita com o passar do tempo vai mudando e se adaptando a diferentes culturas. É como aquela brincadeira de passar uma mensagem por telefone sem fio. Países como Itália e França valorizam muito as preparações e certas receitas são tombadas como patrimônio cultural. E por querer inovar, algumas pessoas distorcem esses costumes”, disse.

O restaurante. Neste sentido, percebendo que alguns cozinheiros estão perdendo a mão nas criações, Muran tem apostado no simples com um toque clássico como percebemos no ossobuco que é servido no restaurante com polenta italiana, ao molho de cogumelos e vinho tinto, que é de comer ajoelhado. Merece destaque também a burrata, outro clássico da cozinha italiana, que na casa leva azeitonas pretas, tomatinhos frescos e o autêntico molho pesto feito no pilão com azeite de primeira, alho, castanhas e manjericão.

“Resolvemos resgatar um pouco da Itália e da comida siciliana. A nossa sociedade mudou muito, a família não almoça mais junto, não conversa mais. Não temos mais aquela relação de amor como existia nas décadas de 60, 70 e 80. Esse sentido de reunião familiar, de amor fraternal italiano, está em extinção e nós queremos resgatá-lo.”

Serviço. O restaurante Família Messina fica na avenida Irerê, 60, Alphaville 1, em São José dos Campos. Informações: (12) 3942-7044. A casa abre sempre aos domingos, das 11h30 às 15h30.

1 Comentário

Deixe uma Resposta

7 + quinze =