Espumante ideal para festividades tem bela cor amarelo-palha, com reflexos dourados, além de perlage fina e persistente. Foto: Ilustrativa/Pixabay.com

A produtora espanhola Bodegas López Morenas foi criada em 1943 por Don Manuel López Morenas, na bucólica cidade de Fuente del Maestre, localizada na região da Extremadura, que faz divisa com Portugal.

Anos mais tarde, a vinícola adquiriu outras produtoras e começou a expandir suas atividades para além das divisas de Fuente del Maestre, porém nunca abandonou seu estilo familiar de gestão.

Atualmente, são os três filhos de Don Manuel que assumiram o controle e o futuro dos rótulos elaborados pela López Morenas. Uma das importantes aquisições da família foi a Bodegas Bonaval, pequena produtora especializada em espumantes, com sede na charmosa de Almendralejo. Essa cidade também fica na região da Extremadura, dentro da província de Badajoz, onde o terroir é magnífico para a produção das renomadas Cavas espanholas!

Cava é a nomenclatura dada aos espumantes que melhor simbolizam a Espanha. Essa denominação elaborada em 1972 está atrelada à técnica de vinificação e às zonas geográficas autorizadas (160 municípios espalhados por 7 comunidades autônomas).

Muitos a chamam de “Champagne da Espanha”, pois a principal regra da D.O. garante que esse espumante espanhol seja elaborado com o mesmo método criado na região francesa, conhecido como Champenoise ou Tradicional.

Cava-Bonaval-BrutNesse método a segunda fermentação é feita na própria garrafa, agregando complexidade aromática e elegância para a bebida. Assim foi criada a Cava Bonaval Brut, a partir do corte das variedades autóctones Macabeo (90%) e Parellada (10%). Esse espumante é ideal para festividades e está pronto para ser consumido.

Em taça, apresenta bela cor amarelo-palha, com reflexos dourados, além de perlage fina e persistente. Já seu aroma demonstra complexidade excepcional, com notas de maçã verde, frutas cítricas e jasmim, que evoluem para frutos secos e brioche.

No paladar é um exemplar fresco e elegante, com final prolongado. Recomenda-se servir gelado, à uma temperatura de 7°C. Ótimas combinações para esse vinho seriam salmão defumado com molho de maracujá, queijos leves, suínos grelhados com molho de ervas ou sobremesas não tão doces, como Crème brûlée.

Texto do Sommelier Rodrigo Ferraz – Direitos Reservados

Vinhos disponível na loja virtual no site Vinhos de Bicicleta.

Deixe uma Resposta

quinze − doze =