Ciclo folclórico natalino encerra com o Dia de Reis. Foto: Pixabay.com

 

Quando se trata de tradições populares, o primeiro “ciclo folclórico” do ano é o ciclo natalino. Sim eu sei que o Natal é em dezembro, mas é assim que se chama a época que vai de meados de dezembro a seis de janeiro – o Dia de Reis.

Estamos falando de tradições cristãs. É nessa época que se montam os enfeites nas casas, que começam as novenas e que as Folias de Reis, no sudeste brasileiro, iniciam sua jornada pelas casas cantando o nascimento de Jesus e abençoando as residências por onde passam.

É uma época de dar e receber.

Nas famílias mais tradicionais é a época de maior agito nas cozinhas, preparam-se bolachas, panetones, licores, compotas, engordam-se (ou encomendam-se) a leitoa e as galinhas… Uma verdadeira maratona alimentar.

A Folia passando canta e encanta com seus palhaços acrobatas recebendo donativos e alimentos para a festa/almoço do Dia de Reis. O alimento está presente em toda essa peregrinação. Nas casas aonde a Folia chega é recebida com comes e bebes após a reza e a benção.

A 25 de dezembro oi lá ra

Da meia noite pro dia oi lá rááááá

Entre Natal e o Dia de Reis festeja-se o Primeiro do Ano – Ano Bom – e mais comidas!!!

No Natal a mesa é variada. Tem leitão à pururuca, galinha recheada, maionese, macarronada, arroz (com passas, é claro!) e os doces de frutas – cocada, pêssego e figo em calda – além dos panetones e bolachinhas confeccionados carinhosamente pela dona da casa. Na minha casa não podia faltar o doce de figo seco com nozes, herança do meu lado libanês.

Será que ainda é assim? SIM É! Com pequenas alterações, mas o costume de mesa farta persiste. Tanto é que os supermercados ficam intransitáveis nessa época!

Ceia e almoço, UFA! E tudo recomeça no dia de Ano…

Natal é festa familiar, Ano Novo é festa dos amigos. Mudam-se os cenários, mas o interesse no alimento persiste e agora com os mitos e ritos para dar sorte no ano que entra.

Não se come galinha (que cisca pra trás), a fruta mais comprada é a romã (guardar 3 ou 7 sementes na carteira traz dinheiro), lentilha ou qualquer outro grão para nos trazer fortuna e lógico o champagne – espumante, melhor dizendo – para brindar o MARAVILHOSO ano que está por começar.

Depois de uma pequena trégua chega o Dia de Reis e mais comilança!

Fecha-se o ciclo, desmancha-se a árvore e os enfeites, “recebe-se” os reis magos com o almoço comemorativo da data. Em algumas casas é nesse dia que há a troca de presentes. É nesse dia que os Reis encontram e presenteiam o menino que nasceu.

No almoço nenhum alimento específico, tudo o que foi coletado pelas Folias será preparado e distribuído ou degustado junto da comunidade com muita música e alegria.

E VIVA OS SANTOS REIS! E VIVA O MENINO JESUS!

Deixe uma Resposta

dezenove + 19 =