Crédito: Elvio Junior

“É verdade que quem bebe café espresso ingere mais cafeína do que quem bebe café coado?” Essa é uma das perguntas que mais ouço durante os cursos que ministro. Por isso, resolvi escrever sobre esse tema.

Mas, vamos começar do começo. Antes, o que é mesmo a cafeína?

Apesar de muitos não saberem, a cafeína é um pesticida natural produzido por algumas plantas para se protegerem de insetos. Entre elas estão a Erva-Mate, a Camélia, o Cacau, o Guaraná e a Cola. Solúvel em água e sem cheiro, ela tem sabor bem amargo.

E, acreditem, consumidas acima de 10 gr (10.000mg), podem ser letais ao homem! Mas calma lá! A cafeína do adorável cafezinho é nossa aliada no dia a dia. Ela é responsável pelo aumento da capacidade de concentração e atenção, diminuição do desânimo, auxilia no funcionamento do intestino, ajuda na performance esportiva e ainda é termogênica!

Diante disso, quem bebe café coado, ingere mais cafeína do que quem bebe café espresso? Sim e não! Depende da perspectiva.

Crédito: Elvio Junior
Crédito: Elvio Junior

O hábito de tomar café coado nos faz ingerir mais cafeína do que no espresso

Quando se fala em “Hábitos de Consumo”, podemos dizer que quem bebe o café coado ingere mais cafeína. Por ter sabor mais ameno e haver maior diluição em água, tendemos a beber em maiores quantidades, bem mais que apenas uma xícara de café. Sem contar o fato de o tamanho da xícara de café coado ser maior (120 a 200 ml), enquanto a xícara do espresso possui apenas 45 ml.

Sendo assim, pela ótica do perfil de consumo e pelo tamanho da xícara, o ato de beber o café coado nos faz consumir mais cafeína.

O outro lado da moeda

Como o café espresso é mais forte e possui uma crema (espuminha) que unta a nossa boca, apenas uma xícara pode nos satisfazer por horas a fio. Lembrando que um café espresso bem tirado deve conter de 30 a 35 ml.

Se colocarmos, lado a lado, uma xícara de café espresso e uma de coado, ambos com a mesma quantidade (volume em ml) e não levarmos em consideração a relação de consumo, percebemos que a quantidade de cafeína no espresso chega a ser 3 a 4 vezes maior!

content_id (2)
Crédito: Elvio Junior

O veredito

Sendo assim, pela perspectiva de volume apenas, o café espresso tem bem mais cafeína que o coado. Pela perspectiva do “Hábito de Consumo”, que toma café coado ingere mais cafeína!

Outros fatores

Existem alguns outros fatores que influenciam muito a quantidade de cafeína no café, como:

  • Temperatura da água no momento de passar o café

o   Quanto mais quente mais cafeína

  • Grau da Torra

o   Torra mais escura geralmente desprende mais cafeína

  • Tempo de passagem da água

o   Coagem mais demorada haverá mais cafeína na bebida final

  • Espécie e variedade de cafés

o   Robusta tem o dobro de cafeína que arábica

  • Tamanho da moagem dos grãos

o   Quanto mais fino, mais cafeína

  • Tipo de máquina, forma como é feito a coagem, turbulência na água, processamento e outros mais.

Curiosidade:

Café solúvel Média de 17 mg de cafeína em 60 ml
Café coado Média de 27 mg de cafeína em 60 ml
Café espresso Média de 127 mg  de cafeína em 60ml
Neosaldina 30mg de cafeína em um comprimido
Redbull 30mg de cafeína em 100ml da bebida
Compartilhar
Post AnteriorTemporada em Floripa
Próximo PostTem roda de choro e samba!
Elvio é apaixonado por cafés, bons cafés. Fundador do Mestre Cafeeiro - Cafés & Educação, escreve neste espaço sobre os aromas, os sabores e o universo da bebida.

Deixe uma Resposta

17 + dez =