Você já provou o poke? Servido em uma tigela, ele é preparado com arroz Gohan (usado nos sushis), peixe cru cortado em cubos (cru, marinado ou empanado), além de frutas e legumes e um molho, geralmente, à base de shoyo.

O prato típico da gastronomia havaiana, que tem entre suas principais características a leveza e forte influência asiática, já é sucesso nos Estados Unidos e na capital, São Paulo. Agora, pode ser apreciado no Oahu Pokeshop, restaurante que acaba de abrir as portas no Jardim Aquarius, em São José dos Campos.

A casa é comandada por cinco sócios, entre eles Filippo Ferraz, do Saint Joe Burgerhouse. O empresário conta que já acompanhava o sucesso dos pokes nas casas norte americanas e, quando elas começaram a chegar à capital, resolveu se antecipar e trazer para a região.

“A comida havaiana é diferente e tem muito a ver com o que as pessoas buscam hoje na alimentação, essa tendência de comer mais saudável, coisas mais lights. Então começamos a estudar esse tipo de comida há mais de oito meses”, conta Ferraz.

Apesar da diversidade de ingredientes que, aliás, são responsáveis por um prato colorido e muito atraente, o peixe é a grande estrela do poke. Por isso, uma das maiores preocupações para garantir a qualidade do prato era descobrir os melhores fornecedores do produto.

“Alguns dos nossos fornecedores são bem grandes, atendem o estado todo. Descobrimos, por exemplo, um produtor de atum no Recife que exporta o peixe. Mas isso exige uma programação nossa, porque um cara desse não entrega todo dia aqui. Então temos que ter muita organização interna, da nossa estocagem, e controle da demanda”, explica.

IMG_5918

Outra preocupação dos empresários está na manipulação dos peixes, que tem muita influência na qualidade final e na apresentação do poke. Por isso, o chef contratado para comandar a cozinha tem cerca de 15 anos de experiência em grandes restaurante japoneses de São Paulo.

Cardápio. No menu do Oahu há quatro opções de pokes (R$ 34). Provei o que leva o nome da casa e é feito com salmão, atum, manga, kani, pepino, crispy onion, chips de batata doce, molho tarê e base de arroz branco.

O prato é muito saboroso e a dica para a melhor experiência é justamente misturar todos os ingredientes na tigela. À boca, o frescor, a leveza e o sabor agridoce são as características mais marcantes. Uma ótima pedida para o verão.

Quem quiser se aventurar em novos sabores, há a opção de montar o próprio poke. Nesse caso, o cliente escolhe uma das bases (arroz branco, integral ou folhas), uma proteína (além de peixe, tem shimeji e frango grelhado), três itens da lista de legumes e frutas, um molho e três toppings (onde estão ingredientes como o coco crocante, castanha, chips entre outros).

Outra aposta do cardápio é o sushirrito, uma espécie de burrito com os ingrediente do poke no recheio. A receita é sugestão para um lanche da tarde, assim como o açaí no bowl e a água de coco. Pra fechar, ainda há diversos sucos bem diferentes. Meu escolhido foi o Citric Drop, com abacaxi, cenoura, maçã, suco de laranja e gengibre. Aprovadíssimo!

Oahu Pokeshop

Av. Cassiano Ricardo, 319 – Loja 18 – Pátio das Américas

Jardim Aquarius – São Jose dos Campos

facebook.com/oahupokeshop

1 Comentário

Deixe uma Resposta

vinte − três =